Indicação
Câmara pede a ampliação do perímetro urbano
A ampliação do perímetro urbano de Jaraguá do Sul foi debatida na sessão desta quinta-feira, em razão de indicação apresentada pelo vereador Lorival Demathê. Na proposição, o vereador sugere a ampliação do perímetro urbano, segundo ele, para atender pedidos da comunidade. A sugestão dele é que seja ampliada até a cota 80, hoje 100 pelo Plano Diretor. Ele argumentou que na região de Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo, têm casos que os pais faleceram, os filhos trabalham em empresas, e os terrenos estão abandonados. Alguns são loteamentos irregulares.Os proprietários não conseguem vender porque ninguém pode comprar. Ele justificou também que muitas indústrias não se instalaram naquela região por falta de áreas.
O vereador Jaime Negherbon sugeriu que toda a cidade seja transformada em perímetro urbano, a exemplo de Pomerode, e que os moradores de área agrícola sejam isentados do IPTU. Ex-secretário de Agricultura, Amarildo Sarti informou que a revisão cadastral já é feita. Ele sugeriu que o perímetro urbano poderia ser estendido até a divisa de Corupá, incluindo as margens da BR-280.
O vereador Afonso Piazera Neto não concorda em transformar toda a cidade em perímetro urbano, considerando que Jaraguá do Sul possui mais de 576 quilômetros quadrados.
Do vereador Eugênio Garcia partiu a sugestão para que, ao invés de ampliar o perímetro urbano, sejam criados projetos para tornar o município “mais vertical”. Além disso, que o governo implante distritos industriais.
O vereador Jair Pedri mostrou preocupação com os impactos da ampliação do perímetro urbano, o que, para ele, pode criar um problema social. Disse que a mudança atrairá mais empresas e pessoas para a cidade, o que demandará maciços investimentos na construção de escolas, creches, projetos habitacionais, entre outros. A indicação foi aprovada com nove votos favoráveis.