Projeto
Câmara deve retomar debate sobre reforma da Previdência, nesta quinta-feira (9)
De acordo com a proposta de emenda constitucional, a idade mínima para se aposentar passa a ser de 65 anos, tanto para homens, como para mulheres. Além disso, o tempo mínimo de contribuição vai mudar de 15 para 25 anos. Já o trabalhador que quiser receber o valor integral da aposentadoria deverá contribuir por 49 anos, mesmo que tenha atingido os 65 anos de idade.
Assim que for instalada, o deputado Arthur Oliveira Maia garante que irá conduzir a relatoria da comissão de forma justa e democrática.
Atualmente,a Previdência no Brasil funciona sob o regime de repartição, onde os trabalhadores que estão na ativa pagam pelos benefícios dos trabalhadores aposentados. Esse regime, na opinião de alguns especialistas, não consegue se sustentar ao longo dos anos. De acordo com o representante da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil, Professor Baldur Schubert, a população idosa, no país, está crescendo, enquanto a população jovem, que contribui, está diminuindo. E, por isso, ele defende a criação de uma idade mínima para a aposentadoria.
Agência do Rádio