GNet
Câmara

Câmara aprova direito de resposta em meios de comunicação

21 Out 2015 - 17h01
O deputado Federal, Miro Teixeira, da Rede da Sustentabilidade, do Rio de Janeiro, considera que o projeto de Lei que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação, aprovado nesta terça-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados, vai oprimir a Imprensa no país.

"O cidadão vai ver o reportariado ficar oprimido por uma lei de direito de resposta. Não é de interesse da cidadania, não é de interesse da vida pública." deputado Federal Miro Teixeira, Rede da Sustentabilidade – RJ

O projeto aprovado pelos deputados federais considera ofensivo o conteúdo que for publicado em TVs, Rádios, Jornais e revistas entre outros, que atente contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou imagem de pessoas físicas ou de empresas. Além disso, a norma assegura de forma gratuita, o direito de retratação proporcional à ofensa, no mesmo espaço, dia da semana, com o mesmo tempo e horário da publicação do material ofensivo. O veículo de comunicação que não atender aos pedidos de respostas pode ser processado na Justiça e pagar multas. A líder do PC do B, deputada Federal, Jandira Feghali, também do Rio de Janeiro, é a favor da regulamentação. Ela acredita que, diante de ofensas, todo cidadão tem o direito de se defender.

"Todo mundo tem que entender que, por trás de cada cidadão, tem uma família, tem um contexto social. Depois que queimam a imagem de uma pessoa, não estou falando do agente político, o filho na escola, o contexto social da vida, a pessoa tem que ter o direito de responder e de reagir, aqui não está se impedindo nem a investigação, nem o direito de noticiar. O que nós estamos tentando garantir que é o direito de resposta prevaleça regulamentando o que está na Constituição." deputada Federal, Jandira Feghali, PC do B - RJ

Antes de passar a valer, o projeto de Lei que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação precisa passar por análise no Senado.
GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral