GERAL
Câmara aprova comissão externa para acompanhar casos de feminicídio
A Câmara aprovou nesta segunda-feira, 25, pedido da deputada Flávia Arruda (PR-DF) para a criação de uma Comissão Temporária Externa destinada ao acompanhamento dos casos de violência doméstica contra a mulher e feminicídio no País.
A deputada quer verificar como os Estados estão atuando, quais são as políticas implementadas, quais os recursos destinados para este enfrentamento, se há ou não orçamento garantido para a execução dessas políticas de forma permanente.
"Ademais, há necessidade de verificar quais são as políticas públicas de acolhimento às vítimas", afirma a deputada na justificativa do projeto. A parlamentar quer visitar os Estados com os maiores números de notificação: São Paulo, Rio, Bahia e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que, em média, uma mulher é vítima de feminicídio no Estado de São Paulo a cada dois dias e meio. Em 2018, 148 assassinatos foram registrados já no boletim de ocorrência como derivados de violência doméstica ou por "menosprezo ou discriminação à condição de mulher".
Arma de fogo
Também nesta segunda-feira, os deputados aprovaram a urgência para o projeto do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), que determina ao juiz do caso de violência contra a mulher ordenar a apreensão de arma de fogo eventualmente registrada em nome do agressor.
Desde o início da nova legislatura já foram protocolados mais de 20 projetos que abordam o tema sobre violência contra mulher.

Matérias Relacionadas
Geral
Rock in Rio é adiado para setembro de 2022
Medida foi tomada em razão da pandemia

Geral
Contribuinte pode destinar parte do IR para projetos sociais de Guaramirim
Todas as pessoas físicas podem fazer doações de recursos financeiros aos Fundos Municipais

Geral
Brasil passa a fazer parte do Protocolo de Nagoia sobre biodiversidade
Documento regulamenta repartição de recursos genéticos

Geral
Fundação do Meio Ambiente realiza campanha focada no bem-estar animal em Guaramirim
A campanha busca sensibilizar a população sobre a guarda responsável dos pets e os cuidados com a saúde
