Viação Canarinho

Cadeirantes pedem apoio aos vereadores para manter transporte especial

20 Jan 2017 - 16h31

A empresa responsável pelo transporte público, está na iminência de encerrar o "Programa Leva Bem", que consiste no agendamento para o transporte destas pessoas.


De acordo com o grupo, a Canarinho não está respeitando o que diz a Lei Federal. Inicialmente em 2004, o decreto 5.296 estipulou prazo de 10 anos para que todas as empresas de transporte público adequassem seus veículos para o transporte de cadeirantes. O prazo expirou e pouco se fez. Em seguida a Lei 13148 da L.B.I., determinou que todos os veículos deveriam a partir daquela data, estarem de acordo com o decreto anterior oferecendo condições para que todos os cadeirantes tivessem acesso aos ônibus. Novamente isso não foi cumprido e conforme divulgado, apenas 43% dos ônibus da Canarinho oferecem esse serviço, longe portanto dos 100% previstos em Lei.

Para agravar a situação, o agendamento por van está sendo eliminado lentamente.

Outra situação debatida foi a péssima condição das calçadas no município que dificultam ou praticamente impedem a mobilidade de um cadeirante. Dos vereadores presentes, Ronaldo José de Souza - o Magal -, relatou que é urgente a necessidade de resolver o problema. E que na nova licitação do transporte coletivo, constem de forma clara, cláusulas que obriguem a empresa a cumprir as Leis.


Magal declarou ainda que a questão do acesso dos cadeirantes aos pontos de ônibus, é necessária uma conscientização da população para deixar as calçadas em condições ideais. Magal afirmou que tem conhecimento da situação financeira da população com a crise atual no país, mas que uma solução é necessária por parte dos munícipes, "quem sabe até com um programa de parceria com a prefeitura ".

Contatos com a empresa, e futuramente novas reuniões com os cadeirantes serão agendados para a busca de uma solução.

Matérias Relacionadas

Geral

Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego

Resultado representa queda de 32% na comparação com maio
Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego
Geral

Cientistas criam filtro de ar capaz de destruir Covid em 99%

O filtro, criado por pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, é um tecido feito da espuma de níquel aquecida a 200°C por eletricidade
Cientistas criam filtro de ar capaz de destruir Covid em 99%
Jaraguá do Sul

APAE completa 47 anos em Jaraguá do Sul com o desafio de continuar sendo referência

Por causa do isolamento social a comemoração desse momento importante, será apenas através de postagens nas redes sociais pela internet e em grupos de aplicativos com familiares e usuários
APAE completa 47 anos em Jaraguá do Sul com o desafio de continuar sendo referência
Geral

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia
Ver mais de Geral