Unimed - Capa
Viação Canarinho

Cadeirantes pedem apoio aos vereadores para manter transporte especial

20 Jan 2017 - 16h31

A empresa responsável pelo transporte público, está na iminência de encerrar o "Programa Leva Bem", que consiste no agendamento para o transporte destas pessoas.


De acordo com o grupo, a Canarinho não está respeitando o que diz a Lei Federal. Inicialmente em 2004, o decreto 5.296 estipulou prazo de 10 anos para que todas as empresas de transporte público adequassem seus veículos para o transporte de cadeirantes. O prazo expirou e pouco se fez. Em seguida a Lei 13148 da L.B.I., determinou que todos os veículos deveriam a partir daquela data, estarem de acordo com o decreto anterior oferecendo condições para que todos os cadeirantes tivessem acesso aos ônibus. Novamente isso não foi cumprido e conforme divulgado, apenas 43% dos ônibus da Canarinho oferecem esse serviço, longe portanto dos 100% previstos em Lei.

Para agravar a situação, o agendamento por van está sendo eliminado lentamente.

Outra situação debatida foi a péssima condição das calçadas no município que dificultam ou praticamente impedem a mobilidade de um cadeirante. Dos vereadores presentes, Ronaldo José de Souza - o Magal -, relatou que é urgente a necessidade de resolver o problema. E que na nova licitação do transporte coletivo, constem de forma clara, cláusulas que obriguem a empresa a cumprir as Leis.


Magal declarou ainda que a questão do acesso dos cadeirantes aos pontos de ônibus, é necessária uma conscientização da população para deixar as calçadas em condições ideais. Magal afirmou que tem conhecimento da situação financeira da população com a crise atual no país, mas que uma solução é necessária por parte dos munícipes, "quem sabe até com um programa de parceria com a prefeitura ".

Contatos com a empresa, e futuramente novas reuniões com os cadeirantes serão agendados para a busca de uma solução.

Matérias Relacionadas

Geral

Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul

Os interessados devem estar cursando entre o terceiro e o penúltimo semestre do Curso de Engenharia Civil
Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul
Geral

Diego Maradona morre aos 60 anos

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'
Diego Maradona morre aos 60 anos
Geral

Pernambucanas inaugura loja em Jaraguá do Sul

A loja traz também uma importante novidade, o "Clique e Retire", possibilitando ao local ser um ponto para retirada de produtos adquiridos de forma online em qualquer uma das plataformas digitais da companhia
Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Ver mais de Geral