vacina
Geral

Caça Gripen é rebocado para aeroporto em SC com escolta militar

Primeiro avião do novo modelo da FAB deverá voar nesta sexta-feira até a fábrica da Embraer

22 Set 2020 - 13h37Por Da Redação

O primero caça Gripen da Força Aérea Brasileira fez sua estreia em solo nacional na madrugada desta terça (22).

O avião, que desembarcou de um navio no porto de Navegantes, no domingo (20), foi rebocado sob escolta militar pelas ruas da cidade catarinense até o aeroporto local, onde acabará de ser preparado para voo.

A cena inusitada do cortejo, iniciado por volta das 5h, foi registrada por moradores e veiculada na internet.

Um pequeno trator puxou o Gripen, que havia sido descarregado por guindaste do navio Elke sem as rodas dos trens de pouso traseiros —que, obviamente, estavam colocadas para o traslado. Homens da infantaria da FAB armados com fuzis acompanharam o processo.

O caça ficará em um hangar do aeroporto de Navegantes recebendo mais peças que vieram desmontadas da Suécia, onde foi fabricado pela Saab. Um time da empresa e de sua parceira brasileira Embraer fará o trabalho.

Nesta sexta (25), provavelmente, um piloto de teste da Saab irá decolar com o Gripen em direção a Gavião Peixoto (SP), cidade a 560 km de Navegantes onde fica a unidade de fabricação de aviões militares da Embraer.

Lá há o centro conjunto de desenvolvimento conjunto das duas fabricantes. O Gripen matrícula FAB4100 voou pela primeira vez em 26 de agosto e foi entregue simbolicamente ao Brasil em cerimônia em 10 de setembro.

Ele é primeiro dos 36 comprados pelo Brasil por 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 24 bilhões no câmbio de hoje). A ideia é que cerca de 15 unidades sejam feitas em Gavião Peixoto, com índice cada vez maior de autonomia nacional no processo.

A Embraer e outras empresas associadas também trabalham na versão de dois lugares do caça, a F, destinada a treinamento e a missões em que o segundo piloto fica live para operar armamentos de precisão. O avião que chegou ao país é do modelo E, de um assento, que somará 28 das 36 unidades compradas.

O Gripen ficará em teste por cerca de um ano no país e deverá fazer uma aparição de demonstração sobre Brasília no Dia do Aviador, 23 de outubro. Entrará em operação depois, quando chegarão os primeiros outros caças da Suécia.

O fim das entregas deverá ser em 2026, a depender de não haver restrições orçamentárias que já atrasaram o cronograma e foram determinantes para que a escolha do avião padrão da FAB demorasse mais de uma década.

O Gripen substituirá progressivamente os antigos caças americanos Northrop F-5 para combate aéreo e interceptação, missão para a qual não foram desenhados, e os aviões de ataque a solo Embraer AMX.

Nos planos mais otimistas da FAB, os 36 serão um primeiro lote, podendo chegar a mais de 120 unidades, mas isso passa por realidades orçamentárias insondáveis. Há no mundo 271 Gripen, de gerações anteriores à comprada pelo Brasil e também pela Suécia, operados por seis países.

As informações são da FolhaPress


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral