Geral

‘Foi a pior tragédia desde a 2ª Guerra Mundial’, diz premiê da Noruega

23 Jul 2011 - 11h32

O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, classificou, neste sábado (23), de a "pior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial" o duplo atentado no país, com um balanço de pelo menos 87 mortos.


Stoltenberg fez a declaração em um pronunciamento à população nesta manhã, após a polícia ter indicado que 80 pessoas morreram na ilha de Utoya, atingidas por um atirador. "Foi um ataque ao paraíso da minha juventude, transformado agora em um inferno", afirmou o premiê.

O ataque na ilha ocorreu por volta das 10h30 de Brasília, duas horas depois do atentado a bomba no complexo governamental de Oslo, que deixou sete mortos e 15 feridos.

O ministro da Justiça, Knut Storberget, num pronunciamento junto a Stoltenberg, confirmou as informações divulgadas pela polícia anteriormente, segundo as quais o suposto autor do massacre, detido após sua ação na ilha, é um norueguês de 32 anos com contatos com a extrema-direita.

Segundo a polícia, o suspeito tinha "ideias hostis ao islã", como revelou um registro efetuado em sua casa, onde a polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã.


O suspeito, detido após o massacre na ilha e identificado pela imprensa como Anders Behring Breivik, agiu sozinho, segundo as investigações policiais em curso.

Rei
O rei Harald da Noruega classificou neste sábado de "tragédia imensurável"' o massacre desta sexta-feira (22) na ilha de Utoya, próxima a Oslo e o atentado na capital do país. "É importante manter-nos unidos nestes momentos", afirmou.

GLOBO.COM

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Ver mais de Geral