Séculus
ataques terroristas

Bruxelas continua sob alerta máximo devido a risco de ataques terroristas

23 Nov 2015 - 13h26

As instituições europeias funcionam sob medidas de segurança em uma cidade parcialmente paralisada.


Nesse domingo, as autoridades belgas decidiram manter para hoje o nível de alerta máximo instaurado na madrugada de sábado na região da capital, por considerar que permanece uma “ameaça séria e iminente” de atentados. Todas as linhas do metrô estão paradas e as escolas fechadas, algo inédito na história do país.

A capital da União Europeia e sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) permanece em “estado de sítio”, fortemente vigiada por policiais e militares, depois de terem sido realizadas ontem 19 operações policiais na região, que resultaram em 16 detenções. Continua foragido, no entanto, o suspeito mais procurado, Salah Abdeslam, envolvido nos ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos.

Embora a cidade esteja parcialmente paralisada e várias empresas e estabelecimentos tenham optado por permanecer fechados, as instituições europeias decidiram trabalhar nesta segunda-feira, mas com muitas restrições. O Conselho da União Europeia aumentou o nível de alerta para laranja, o que levou ao cancelamento de várias reuniões consideradas não essenciais, mantendo-se a dos ministros das Finanças da zona do euro (Eurogrupo).

A área de Schuman, onde está a sede da comissão e do conselho, é particularmente vigiada, com militares à porta, e, além do metrô, também está parada a estação ferroviária no quarteirão das instituições da UE, apesar de os comboios circularem.


A exemplo do Conselho da UE, as outras instituições - Parlamento Europeu e Comissão Europeia - recomendam aos funcionários que optem pelo trabalho. Foram canceladas todas as reuniões agendadas para locais que não sejam os edifícios do Executivo.

Mais distante do centro da cidade, a sede da Aliança Atlântica tem perímetro de segurança ampliado e mais vigilância do que o habitual.

Fonte: Agência Brasil

GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs

No dia 10 de fevereiro haverá a divulgação da lista e posterior chamada das crianças para as vagas 2022
Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs
Economia

95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais

Dados são do Setor de Posturas da Prefeitura. Novo decreto deve regulamentar a atividade no município.
95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais
Política

Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira

Vicente Caropreso se reuniu com governador na terça-feira (26) para tratar da assinatura da ordem de serviço e de outras pautas da região
Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira
Esportes

Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado

A concentração para o pedal está marcada para às 8h30, com saída às 9h
Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado
Ver mais de Geral