Delivery Much
GERAL

Brasília: ato contra cortes na Educação reúne estudantes, professores e políticos

15 Mai 2019 - 12h29Por Renato Onofre

Estudantes, professores, funcionários administrativos das universidades e instituições federais de ensino, além de integrantes de centrais sindicais e partidos políticos estão nas ruas de Brasília nesta quarta-feira, 15, contra o contingenciamento orçamentário na educação.

O início do ato é marcado por discursos de políticos e sindicalistas contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Participam deputados do PT e PSOL, além de sindicalistas ligados à CUT, o Sindicato dos Trabalhadores das Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE) e grupos estudantis.

"A juventude está na rua mandando um recado ao governo. Ontem (terça-feira), ele (o governo) recuou e voltou atrás. Está claro que a balbúrdia está no Planalto e não aqui", afirmou o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ).

Além dos cortes na educação, os manifestantes criticam também a reforma da Previdência e as mudanças nas políticas públicas ligadas às minorias. O líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), atacou os planos econômicos da equipe do ministro Paulo Guedes.

O grupo de manifestantes começou a concentração às 10h em frente a Biblioteca Nacional de Brasília e promete caminhar até o Congresso Nacional, onde às 15h o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado para prestar esclarecimentos aos deputados sobre o contingenciamento de verbas.

Até o momento, nem os organizadores e nem a Polícia Militar do Distrito Federal divulgaram o número de presentes no ato. Nesta terça-feira, 14, o prédio do Ministério da Educação (MEC) foi cercado por homens da Força Nacional. A solicitação da segurança extra foi feita pelo próprio MEC.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá
Geral

Soldado da PM de Schroeder morre aos 32 anos

O soldado Eckert ingressou na corporação em outubro de 2013 e atuava na Radiopatrulha no município de Schroeder
Soldado da PM de Schroeder morre aos 32 anos
Geral

Pista da subida do Molha é liberada totalmente

Pista da subida do Molha é liberada totalmente
Geral

Previsão indica chuva frequente e risco de temporal isolado em SC

Nesta segunda-feira (25), continua a condição de chuva a qualquer hora do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, locais já bastante prejudicados com as enxurradas dos últimos dias
Previsão indica chuva frequente e risco de temporal isolado em SC
Ver mais de Geral