Geral

Brasil inova ao investir R$ 120 mi para ampliar tratamento e combater infecções oportunistas da Aids

30 Ago 2012 - 16h47

O Ministério da Saúde aplicará R$ 120 milhões para ampliar a distribuição de antirretrovirais a mais 35 mil pessoas portadoras do HIV, mas que ainda não desenvolveram a Aids, além de casais em que apenas um parceiro é soropositivo. O objetivo é evitar as doenças associadas - também chamadas de oportunistas - entre elas a hepatite B, a insuficiência cardiovascular e renal, tumores e a tuberculose, considerada a infecção que causa maior mortalidade entre soropositivos.


"O Brasil será o único país de grande dimensão que ofertará este tipo de tratamento que reduz o risco de infecções oportunistas como a tuberculose, que é a infecção associada que causa maior mortalidade associada ao HIV no País", explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com a Saúde, a partir de agora a distribuição de antirretrovirais poderá ser ministrada a todos os pacientes soropositivos com contagem de linfócitos CD4 (células de defesa do organismo que indicam o funcionamento do sistema imunológico) menor ou igual a 500 células/mm3, acometidos de coinfecção por hepatite B, doença cardiovascular ou renal atribuída ao HIV e tumores. Até então, o parâmetro para início do tratamento era menor ou igual que 350 células/mm3.

Para o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, as diretrizes estabelecidas pelo ministério servem de referência aos profissionais de saúde, que devem discutir com os pacientes diagnosticados a possibilidade de início precoce do tratamento. "Estamos diante de um desafio de sensibilizar as gerações mais jovens a desenvolverem uma atitude [mais eficiente] para prevenção da Aids", acrescentou o ministro Alexandre Padilha.

Testes em trailers

Além da distribuição de antirretrovirais, o Ministério da Saúde pretende ampliar, até o final do ano, de 2,3 milhões para 3 milhões o número de exames de Aids realizados. Para tanto, vai permitir que estados e municípios utilizem parcelas dos recursos federais destinados ao combate da doença também para a aquisição de trailers aparelhados para fazerem testes rápidos, ampliando, assim, a atual rede de 345 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).


Os medicamentos antirretrovirais não matam os vírus, mas evitam o enfraquecimento do sistema imunológico e impedem a multiplicação do HIV, causador da Aids. A conseqüência é o aumento do tempo e da qualidade de vida dos soropositivos.

Desde 1996 o Brasil distribui um coquetel de 21 destes remédios a todos que necessitam do tratamento, um número hoje estimado em 200 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Fonte: Portal Planalto

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral