Unimed - Capa
Geral

Brasil e Uruguai unem esforços pela qualificação

07 Dez 2012 - 14h04

Os participantes da 55ª Reunião Especializada de Turismo do Mercosul (RET) conheceram, em primeira mão, o programa de qualificação desenvolvido de forma integrada pelo Brasil e o Uruguai. As aulas serão oferecidas no formato de intercâmbio em Santana do Livramento (RS), do lado brasileiro, e Riviera, no Uruguai.


O projeto piloto ainda está em fase de estruturação e será submetido ao Fundo de Convergência estrutural do Mercosul (Focem), que financiará a construção de escolas, compra de equipamentos e alojamentos para os alunos não-residentes nas duas cidades. A gestão e manutenção do programa ficarão sob a responsabilidade dos países parceiros. A definição da quantidade de vagas nos cursos oferecidos será definida em um encontro marcado para a próxima quarta-feira (12), em Riviera.

"Entre os desafios a serem enfrentados estão o nivelamento dos cursos, o reconhecimento dos certificados nos dois países participantes e a criação de estágios remunerados para os alunos", explicou a assessora especial do Ministério do Turismo do Brasil, Suzana Dieckmann. Os cursos terão entre 800 e 1,2 mil horas/aula.


Antes de encerrar a apresentação do programa, Suzana Dieckmann informou que, inicialmente, o intercâmbio estava restrito ao Brasil e ao Uruguai porque o país vizinho foi o único do bloco a apresentar uma manifestação de interesse após a última RET, em maio, na Argentina. Ela acrescentou que, caso outros países-membros tenham desejo em participar, devem formalizar a intenção. No fim do encontro, os representantes da Argentina e Venezuela manifestaram interesse em fazer parte da iniciativa.

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral