CMJS - Novembro
Geral

Brasil, Bolívia e Peru firmam parceria para combater crime organizado e tráfico de drogas

08 Fev 2013 - 20h07

Na tentativa de enfrentar o crime organizado e o tráfico de drogas nas regiões de fronteira do Brasil, da Bolívia e do Peru, os governos dos três países firmaram ontem (7) acordo de cooperação mútua. A parceria estabelece ações por terra, pelo ar e pela água. A iniciativa ocorreu durante reunião de autoridades dos três países, em La Paz, capital boliviana.


O acordo prevê o controle dos espaços aéreo, terrestre e marítimo, além dos lagos e rios, assim como dos pontos de passagem de fronteira. A ideia é incluir dispositivos com troca de informações e mecanismos de inteligência, assim como treinamento específico de pessal.

Participaram das reuniões ontem, em La Paz, o ministro de governo da Bolívia, Carlos Romero, a secretária executiva do Ministério da Justiça, do Brasil, Marcia Peligrini, além dos ministros de Interior, Wilfredo Pedraza, e da Justiça e Direitos Humanos do Peru, Rivas Eda Franchini. Na ocasião, eles assinaram ato criando o Grupo de Trabalho Trilateral.
  
"Expressamos nossa profunda gratidão pelo esforço e pela vontade política demonstrados pelas delegações do Brasil, Peru e da Bolívia, em conjunto, para enfrentar o tráfico de drogas e o crime organizado transnacional", disse Romero após a reunião.

Segundo o ministro boliviano, o ato define ações integradas que visam a uma "guerra contra as drogas" a partir de medidas técnicas determinadas no "mais alto nível político dos governos dos três países". O grupo de ação, de acordo com ele, vai preparar uma proposta para um Fundo Trilateral que reunirá recursos financeiros a serem aplicados nas ações.


O ministro do Interior do Peru, Wilfredo Pedraza, ressaltou que o crime organizado e o tráfico de drogas são fenômenos internacionais e cabe às autoridades buscar o aprimoramento de recursos para combatê-los. Marcia Peligrini destacou que o governo da presidenta Dilma Rousseff está empenhado em trabalhar em uma agenda comum contra o tráfico de drogas.

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Geral

Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global

O tema foi debatido nesta quarta-feira (13) em workshop da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília
Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global
Brasil

Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros

A planta está na lista medicinal do SUS há mais de 10 anos
Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros
Educação

Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos

Bruno Henrique Muniz Meira e Gabriel Guimarães Prates, ambos com 13 anos, estudam no 8º ano da Escola Estadual João Arruda Brasil
Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos
Geral

Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país

Dos seis jovens escolhidos, entre profissionais de várias nacionalidades, cinco são mulheres
Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país
Ver mais de Geral