dengue 2
Geral

Bombeiros militares e voluntários rejeitam proposta do Ministério Público

05 Abr 2012 - 18h02

A Comissão de Segurança Pública debateu nesta quarta-feira (4) a Proposta de Emenda à Constituição que permite aos municípios realizar convênios com os bombeiros voluntários para a fiscalização de obras e emissão de certificados de segurança contra incêndios. Hoje, somente bombeiros militares podem fazer estes serviços. A chamada PEC dos Bombeiros é polêmica e já foi debatida por outras comissões. Os militares alegam que a matéria é inconstitucional, já que o poder de fiscalização é privativo do Estado. Com o objetivo de solucionar o impasse, o Ministério Público de Santa Catarina sugeriu uma adequação constitucional. O órgão propôs que os bombeiros voluntários prestem apoio técnico na prevenção de incêndios, mas reserva aos militares o estabelecimento de normas de prevenção e o poder de polícia, como explica a procuradora do Ministério Público, Valquíria Daniels.

[jwplayer mediaid="77890"]

Não houve consenso entre as corporações e a proposta foi rejeitada. O deputado Kenedy Nunes (PSD), lamentou o resultado.

[jwplayer mediaid="77886"]

Kenedy disse que a análise da minuta do Ministério Público foi equivocada.

[jwplayer mediaid="77892"]

Um grupo de bombeiros voluntários da microrregião acompanhou a reunião da manhã de ontem. Entre eles, o comandante dos bombeiros de Guaramirim, Lauri Carlos Leite, que avalia a permanência do impasse na Assembleia Legislativa.

[jwplayer mediaid="77888"]

O comandante disse que havendo ajustes, a possibilidade de acordo é grande já na próxima semana. Lauri afirma que os voluntários estão qualificados para o serviço.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral