dengue
Geral

Bombeiros fazem busca manual por vítimas de desabamento no Rio

30 Jan 2012 - 16h05

O Corpo de Bombeiros realiza nesta segunda-feira buscas manuais pelas vítimas do desabamento de três prédios ocorrido na semana passada, na região central do Rio. Até o momento, 17 corpos foram localizados nos escombros e cinco pessoas permanecem desaparecidas.


Os trabalhos estão agora concentrados em uma área de ventilação localizada entre o prédio Liberdade, o maior dos três que desabaram, e um prédio vizinho --chamado Capital--, na esquina da rua 13 de Maio e a Almirante Barroso, que permanece interditado.

Ontem, o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, afirmou que os corpos ainda não encontrados podem ter sido carbonizados por pequenos focos de incêndio, o que compromete a localização e identificação.

As buscas manuais são necessárias também devido ao risco de queda do prédio vizinho. "Toda a estrutura da lateral do edifício Capital está abalada devido a estrutura do prédio Liberdade que ficou grudada. A área está condenada. Temos que fazer um trabalho minucioso para não ter outra tragédia", afirmou o 1º sargento dos bombeiros, José Aníbal de Souza Santos.

Além do edifício Capital, também permanece interditado o prédio anexo do Theatro Municipal do Rio, que também foi abalado pelo desabamento. A avenida Almirantes Barroso, que estava bloqueada desde a queda dos edifícios foi liberada para o tráfego hoje. Já a 13 de Maio foi liberada para pedestres, mas ainda não tem movimento de veículos.

LIMPEZA

Continua nesta segunda-feira o trabalho de limpeza nos prédios e comércios vizinhos ao local do desabamento. Alguns estabelecimentos já voltaram a funcionar, mas outros fazem a limpeza com as portas fechadas.


Já a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos afirmou que a operação de recuperação do entorno vai incluir a pavimentação das calçadas em pedras portuguesas, reposição de fradinhos, tampões de bueiros e desobstrução do sistema de drenagem.

Além disso, será feita manutenção dos pontos de iluminação pública, retirada da lama, lavagem das pistas, calçadas, fachadas e placas de sinalização.

FOLHA.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral