Geral

Bombeiros de Jaraguá vão acionar sirene em comemoração aos 54 anos

Vale ressaltar que o ato simbólico nada terá a ver com qualquer emergência, população deve ficar tranquila

21 Ago 2020 - 10h23Por Janici Demetrio

Neste sábado (22) o Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul comemora 54 anos de fundação. Em função do momento atual que estamos vivendo, a comemoração será simbólica, mas cheia de significado para marcar a data. As 12 horas será acionada a sirene que fica na torre.

Confira história da Sirene:

Em 22 de agosto de 1966, foi realizada a fundação dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. A forma de acionamento para a organização da equipe para atendimento dos sinistros de combate a incêndios inicialmente era feita através de ligações telefônicas para cada integrante, que se reuniam em uma empresa e seguiam para o local da ocorrência. 

No dia 26 de outubro de 1968, ocorre a tão esperada inauguração da sede dos BVJS e da Torre da Corporação. Esta torre tinha como objetivo a secagem das mangueiras de combate incêndio e abrigava a tão importante fonte de comunicação da época, a sirene.

Como não havia contingente fixo de bombeiros, as ligações eram atendidas pela Celesc, e no caso de uma emergência um dos funcionários da Celesc ia até a central e realizava o acionamento da sirene, desta forma informando os bombeiros da cidade, que a comunidade necessitava do apoio deles para a devida emergência. As reuniões e treinamentos eram realizados as quartas-feiras, onde tradicionalmente a sirene era acionada, às 19 horas.

A sirene que nos dias de hoje ainda existe na corporação é a mesma de 1968, porém foram trocadas as cornetas que na época eram de ferro e atualmente são de inox e a sirene é funcional e atuante nos dias de hoje. O acionamento ainda mantém a tradição das emergências, quando situação de grande proporção é acionada para que os bombeiros que estejam ouvindo ao chamado se desloquem de imediato a corporação.

História do CBV de Jaraguá

Fundada em 22 de agosto de 1966, a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Jaraguá do Sul, também conhecida como Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul – BVJS surgiu por causa da necessidade de uma entidade para atender as emergências da população de uma cidade que crescia intensamente.

Antes da existência do Corpo de Bombeiros, tudo era muito complicado. Um pequeno incêndio poderia consumir o trabalho de uma vida inteira, ou até mesmo da vida inteira de muitas famílias. Um exemplo foi o grande incêndio que destruiu o edifício da família Mahnke, na Avenida Marechal Deodoro em 1964. Na época, se não dava para controlar com baldes de água e mangueiras de jardim, a única coisa que restava era esperar o fogo passar.

Quando a situação começou a se tornar insustentável, um grupo de jaraguaenses fundou a entidade hoje conhecida como BVJS e que há décadas atua na prevenção, combate de incêndios, resgate e outras emergências.

Atualmente, atua também na educação e na vistoria dos edifícios para garantir que cada residência e cada empresa jaraguaense seja o mais segura possível para preservar a vida e o trabalho da população.
 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral