Geral

BMW pode desistir de vir para o Brasil

14 Mar 2012 - 18h00

O aumento de impostos para a importação de carros levou a BMW a ameaçar desistir de abrir uma fábrica no Brasil, o que atrapalha diretamente Araquari, apontada como favorita para receber os investimentos de 350 milhões de euros (R$ 828,6 milhões pela cotação de terça-feira).

O diretor de produção da montadora alemã, Frank-Peter Arndt, disse terça-feira que a empresa não vai ao Brasil para ter prejuízo.

O secretário estadual do Desenvolvimento, Paulo Bornhausen, disse que a declaração do executivo faz a situação ficar mais complicada para o Brasil. Lembrou que desde a semana passada o Ministério da Fazenda anuncia que o decreto sobre o imposto está pronto, mas até agora não há nenhuma novidade.

Ele falou que o governador Raimundo Colombo se reuniu várias vezes com o ministro e a presidente Dilma Rousseff e a possibilidade de influência chegou no limite.

- Estamos tensos -, admitiu.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, está menos preocupada. Por não estar inteirada das negociações ela preferiu não se pronunciar. Pior para o Estado, porque a barreira para a chegada da BMW se encontra na esfera federal.

Toda a questão gira em torno do aumento de 30 pontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados anunciado em setembro do ano passado.

A medida acertou em cheio os planos da BMW, que pretendia usar diversos componentes produzidos em outros países. Pelas novas regras, somente veículos com 65% de peças feitas no Mercosul são isentos da cobrança.

Ocorre que não há condições de uma fábrica recém-instalada produzir com tantos fornecedores locais, garante a Associação Brasileira de Importadores de Veículos Automotores (Abeiva).

A média de nacionalização no primeiro ano é de 15% e, neste caso, os carros produzidos no Brasil ficariam muito caros e sem chances de competir no mercado. No melhor dos cenários, o nível exigido pelo governo brasileiro seria atingido somente após quatro anos de operação.

Segundo a Abeiva, o presidente da BMW no Brasil esteve pelo menos três vezes com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a presidente Dilma Rousseff. A proposta era flexibilizar a cobrança. O aumento de impostos para a importação de carros levou a BMW a ameaçar desistir de abrir uma fábrica no Brasil, o que atrapalha diretamente Araquari, apontada como favorita para receber os investimentos de 350 milhões de euros (R$ 828,6 milhões pela cotação de terça-feira).

O diretor de produção da montadora alemã, Frank-Peter Arndt, disse terça-feira que a empresa não vai ao Brasil para ter prejuízo.

O secretário estadual do Desenvolvimento, Paulo Bornhausen, disse que a declaração do executivo faz a situação ficar mais complicada para o Brasil. Lembrou que desde a semana passada o Ministério da Fazenda anuncia que o decreto sobre o imposto está pronto, mas até agora não há nenhuma novidade.

Ele falou que o governador Raimundo Colombo se reuniu várias vezes com o ministro e a presidente Dilma Rousseff e a possibilidade de influência chegou no limite.

- Estamos tensos -, admitiu.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, está menos preocupada. Por não estar inteirada das negociações ela preferiu não se pronunciar. Pior para o Estado, porque a barreira para a chegada da BMW se encontra na esfera federal.

Toda a questão gira em torno do aumento de 30 pontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados anunciado em setembro do ano passado.

A medida acertou em cheio os planos da BMW, que pretendia usar diversos componentes produzidos em outros países. Pelas novas regras, somente veículos com 65% de peças feitas no Mercosul são isentos da cobrança.

Ocorre que não há condições de uma fábrica recém-instalada produzir com tantos fornecedores locais, garante a Associação Brasileira de Importadores de Veículos Automotores (Abeiva).

A média de nacionalização no primeiro ano é de 15% e, neste caso, os carros produzidos no Brasil ficariam muito caros e sem chances de competir no mercado. No melhor dos cenários, o nível exigido pelo governo brasileiro seria atingido somente após quatro anos de operação.

Segundo a Abeiva, o presidente da BMW no Brasil esteve pelo menos três vezes com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a presidente Dilma Rousseff. A proposta era flexibilizar a cobrança.

Seria estipulado um cronograma de investimentos, que cumprido, isentaria a montadora. A resposta deveria ter ocorrido em dezembro e, depois, em fevereiro. A associação avalia que a demora sugere que o governo vai endurecer na negociação.

A comunicação corporativa da BMW no Brasil informou que, se ficar muito caro, não há porque vir para o país, mas garantiu que ainda não há nenhuma decisão. Acrescentou que no momento são avaliados critérios para saber a viabilidade do projeto.

- A fábrica deve sair, porque a montadora e o governo federal tem interesse convergentes -, afirma o advogado Jorge Zaninetti, sócio da Siqueira Castro Advogados e especialista em impostos e comércio exterior.

Ele explica que é racional o governo ceder para atrair os investimentos e os alemães fazerem concessões para estar num mercado promissor.

Seria estipulado um cronograma de investimentos, que cumprido, isentaria a montadora. A resposta deveria ter ocorrido em dezembro e, depois, em fevereiro. A associação avalia que a demora sugere que o governo vai endurecer na negociação.

A comunicação corporativa da BMW no Brasil informou que, se ficar muito caro, não há porque vir para o país, mas garantiu que ainda não há nenhuma decisão. Acrescentou que no momento são avaliados critérios para saber a viabilidade do projeto.

- A fábrica deve sair, porque a montadora e o governo federal tem interesse convergentes -, afirma o advogado Jorge Zaninetti, sócio da Siqueira Castro Advogados e especialista em impostos e comércio exterior.

Ele explica que é racional o governo ceder para atrair os investimentos e os alemães fazerem concessões para estar num mercado promissor.

A NOTÍCIA

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral