transito
GERAL

Blocos do Rio protestam contra decisões da PM desautorizando desfiles

28 Fev 2019 - 11h15Por Fábio Grellet

Os principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro vão recorrer à Corregedoria da Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira, 28, para reclamar da conduta da corporação quanto à autorização dos desfiles. Na quarta-feira, 27, a PM indeferiu o pedido de desfile da Orquestra Voadora, programado para ocorrer em 5 de março, terça-feira de carnaval, às 14h, no Aterro do Flamengo. Seria a comemoração dos dez anos da Orquestra.

O objetivo é tentar a liberação, por parte da PM, para que esse e outros desfiles aconteçam. Oficialmente, no entanto, a Orquestra Voadora - que no ano passado atraiu 120 mil foliões - está proibida de desfilar.

Até o carnaval passado, bastava que os blocos informassem à PM sobre os desfiles que realizariam - não havia necessidade de autorização da polícia. Mas uma portaria instituída pela prefeitura do Rio em 2 de janeiro passado condicionou a realização dos desfiles a uma autorização da PM, entre outros requisitos.

"Pela quantidade esperada de público, a Orquestra Voadora teria que encaminhar o pedido à PM com 70 dias de antecedência, segundo a portaria. Mas, quando a portaria foi publicada, já faltavam menos de 70 dias para o carnaval, quando o bloco desfila. Então seria impossível cumprir o prazo, teria que voltar no tempo pra respeitar os 70 dias", reclama Rodrigo Rezende, presidente da Liga dos Amigos do Zé Pereira - associação de blocos que inclui a Orquestra Voadora.

"Outra questão é a falta de uniformidade nas decisões. Cada bloco submete o pedido ao batalhão da área, e tem batalhão que autoriza e outros que não. Todos os blocos da Liga desrespeitaram o prazo, mas só a Orquestra Voadora teve o desfile proibido", afirmou.

"Se a intenção da PM é evitar tumultos, deveria considerar que cancelar um desfile já anunciado, a menos de uma semana dele acontecer, é um risco muito maior. As pessoas já estão avisadas, já se programaram. Vão chegar lá e não vai ter nada?", questionou.

Em carta aberta divulgada na noite desta quarta-feira, 19 dos principais blocos cariocas denunciam o que classificam como "gincana do impossível": "Apesar de termos nos esforçado arduamente para tentar cumprir as regras impostas a partir da publicação da portaria 229, de 2/1/2019, chegamos ao esgotamento de todas as possibilidades razoáveis para cumprir o que se tornou uma 'gincana do impossível'. Estamos diante da inexequibilidade de algumas exigências feitas de forma intempestiva, e a menos de uma semana do carnaval".

"Passamos os últimos dias nos revezando em diferentes batalhões, quartéis e salas de reuniões. (...) Estamos nos deparando com controversas interpretações dos próprios batalhões sobre a necessidade de um 'nada a opor' da corporação. Há blocos sendo deferidos enquanto outros não, segundo interpretações de cada unidade da PM. Esperamos que a Polícia Militar reveja sua posição e agilize os processos ainda pendentes e indeferidos para que o carnaval de rua possa acontecer como sempre foi: como o mais importante marco do calendário da cidade", diz a nota.

A reportagem procurou a Polícia Militar do Rio na noite desta quarta-feira, mas a corporação não havia se manifestado até a publicação desta matéria.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral