Religião

Bispo da Diocese de Joinville analisa renúncia do Papa Bento XVI

13 Fev 2013 - 13h35

Ainda surpresos com o anúncio feito pelo Papa Bento 16, na última segunda-feira, fiéis do mundo todo tentam compreender os motivos que levaram o Santo Padre a renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica. Para o bispo da Diocese de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer o anúncio surpreendeu a todos, porém foi uma decisão sábia e que mais uma vez mostrou a humildade de Bento 16.

[jwplayer mediaid="64849"]

Dom Irineu lembra que Bento 16 foi o quarto Papa a renunciar.

[jwplayer mediaid="64845"]

O Vaticano agora espera que um novo papa seja eleito antes da Páscoa. O porta-voz da Santa Sé, no Vaticano, Federico Lombardi, ressaltou, ontem, que Bento XVI "não interferirá, sob qualquer hipótese", na eleição do sucessor, que será escolhido por 117 cardeais durante um conclave realizado na Capela Sistina, dentro do Vaticano. Analistas dizem que os candidatos europeus são favoritos na disputa papal, incluindo os arcebispos de Milão e de Viena. Outros fortes candidatos podem emergir da África e da América Latina, onde o número de católicos é alto. Questionado sobre qual seria sua preferência, Dom Irineu destaca que não gostaria que o novo Papa fosse um Europeu.

[jwplayer mediaid="64851"]

A Jornada Mundial da Juventude, programada para ocorrer no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, deverá estar no roteiro das primeiras viagens do novo pontífice. Organizadores do evento, garantem que ele não será cancelado, nem adiado e ainda deve ter a presença do novo Papa.

[jwplayer mediaid="64847"]

De acordo com o porta-voz do Vaticano, o Bento 16 deve celebrar uma missa nesta Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma para os católicos. O último evento público do pontífice, porém, deve ser uma cerimônia na Praça de São Pedro no dia 27 de fevereiro, na qual ele deve se despedir dos fiéis. Após essa celebração, de acordo com o Vaticano, Bento XVI irá à residência papal no vilarejo de Castel Gandolfo, perto de Roma, antes de partir rumo à clausura em um monastério reformado usado por freiras para um período de orações e reflexão.

JANICI DEMETRIO

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral