#ficaemcasa
Geral

Beneficiários de planos de saúde ganham espaço de consulta sobre a qualidade das operadoras

14 Dez 2012 - 12h42

Os beneficiários de planos de saúde poderão consultar informações e indicadores de qualidade da saúde suplementar. O Espaço da Qualidade será lançado no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quinta-feira (13) pelo diretor presidente interino da ANS, André Longo, no Rio de Janeiro. "Com o Espaço da Qualidade estamos dando ao cidadão mais uma ferramenta de transparência, facilitando o acesso à informação na hora de escolher ou trocar o plano", destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Também será apresentado o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), componente do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. O IDSS avalia as operadoras em quatro dimensões: assistencial, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação do beneficiário tomando como base o cumprimento às normas estabelecidas pela ANS.

O IDSS traz pontuações que vão de 0 a 1, em que zero é o pior resultado. No Espaço da Qualidade, o cidadão pode obter informações de como sua operadora está posicionada em relação às pontuações ou até usar o IDSS como critério para escolher o plano de saúde.

O Espaço da Qualidade reúne ainda informações como: Índice de Reclamações, Programas de Qualificação das Operadoras, IDSS, Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, a lista dos planos com comercialização suspensa pela ANS e Programa de Acreditação de Operadoras.

O número de operadoras (médico-hospitalares e odontológicas) que obtiveram o índice nas duas melhores faixas que vai de 0,60 a 1,00 subiu de 482 (2010)  ̶  que incluem 33.756.664 beneficiários  ̶  para 735 operadoras em 2011, com 45.735.930 beneficiários. Um total de 1.239 operadoras avaliadas. Em contrapartida na faixa de 0,00 a 0,19, o número caiu de 383 operadoras (2010) para 54, ano passado  ̶̶  o de beneficiários passou de 5.760.020 para 474.056.

 "A ANS vai continuar implementando as medidas necessárias para garantir a sustentabilidade do setor e a melhor assistência ao beneficiário. Os resultados do IDSS demonstram que estamos no caminho certo", afirma o diretor-presidente interino da ANS, André Longo.

O IDSS é um resumo sintético do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar responsável pela avaliação das operadoras. Para entender melhor, o cuidado à saúde daqueles que contratam planos de saúde é feito por meio do Índice de Desempenho da Atenção Saúde. Quanto à gestão, se foi eficiente e equilibrada em relação à receita e despesa é feito pelo Índice de Desempenho Econômico-Financeiro; E o Índice de Desempenho de Estrutura e Operação indica a estrutura necessária à prestação de serviço.

Quanto à aceitação e aprovação dos serviços prestados por parte dos beneficiários, por meio do Índice de Desempenho da Satisfação dos Beneficiários. Quarenta por cento do valor do IDSS é dado pelo desempenho da operadora na dimensão Atenção à Saúde; 20% a Econômico-financeiro; 20% a Estrutura e Operação e 20% a Satisfação dos Beneficiários. Esses índices são calculados com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da ANS, cujo envio é feito pelas operadoras ou coletados pela Agência nos sistemas nacionais de informações em saúde.

Matérias Relacionadas

Geral

Tire suas dúvidas sobre as medidas restritivas e as ações de combate e prevenção à Covid-19

Tire suas dúvidas sobre as medidas restritivas e as ações de combate e prevenção à Covid-19
Educação

Faber-Castell abre 17 cursos de desenho gratuitos na quarentena

Os cursos podem ser feitos de forma individual, ou conjunta com os familiares, para estimular a interação entre todos
Faber-Castell abre 17 cursos de desenho gratuitos na quarentena
Saúde

Jovens de Brasília produzem máscaras em 3D e doam para hospitais

As máscaras são distribuídas gratuitamente em hospitais do Distrito Federal
Jovens de Brasília produzem máscaras em 3D e doam para hospitais
Geral

Criadas lentes de contato que corrigem visão de daltônicos

As lentes também poderão ser utilizadas para outras deficiências
Criadas lentes de contato que corrigem visão de daltônicos
Ver mais de Geral