dengue 2
Geral

Bebê morre à espera de vaga em UTI neonatal no Distrito Federal

04 Jun 2012 - 13h54

Um bebê recém-nascido morreu na noite deste domingo (3) em Santa Maria, região administrativa a 26 quilômetros de Brasília, à espera de  vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no hospital público da cidade.

O chefe de equipe da unidade de saúde não quis comentar o caso. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde e aguarda retorno.


O bebê nasceu no sábado (2) com oito meses de gestação, 47 centímetros e com quase 2,5 quilos. O pai da criança, Silvan José de Freitas, contou que a mulher dele chegou ao Hospital Regional de Santa Maria na última quinta-feira (31) após romper a bolsa.

Segundo Freitas, o parto só ocorreu dois dias depois da internação e o bebê teria nascido com problemas respiratórios. "Ele nasceu sem respirar direito, os pulmões estavam com problema, com pneumonia e ele não estava respirando", afirmou Silvan José de Freitas em entrevista ao Bom Dia DF.

O pai disse ainda que a criança precisava ser internada com urgência em uma UTI neonatal, mas o hospital  de Santa Maria teria informado que não havia leitos disponíveis.

Freitas afirmou que chegou a surgir uma vaga na tarde desse domingo em um hospital particular de Ceilândia. No entanto, não havia ambulância equipada para fazer a transferência do bebê. Quando o veículo foi disponibilizado, no início da noite, não havia médicos para fazer o acompanhamento do transporte.

"Como já tinham arrumado a UTI, só faltou o médico para levar a criança. Perguntei a eles se deixariam meu filho morrer e disse que até pagava se fosse preciso. Não tem jeito não", concluiu o pai do bebê que morreu.

Outros casos
Na última sexta-feira (1º), um menino de 5 meses e uma menina de  8 meses morreram no Hospital Regional de Planaltina, a 38 quilômetros de Brasília, após receberem medicação no soro e terem parada cardíaca. De acordo com as famílias, os bebês haviam sido diagnosticados com pneumonia.

Uma equipe da Secreteria de Saúde esteve no sábado (2) no hospital para pegar informações com os funcionários. Ainda não se sabe qual medicamento dado aos bebês causou as mortes. A 16ª delegacia de Planaltina também investiga o caso. 

Um outro bebê, com pouco mais de um mês de vida, com má-formação no coração, esperou por quatro dias para ser submetido a cirurgia no Instituto de Cardiologia do DF. O recém-nascido, que chegou a ter três paradas cardíacas, estava internado no Hospital Materno Infantil de Brasília, antigo Hospital Regional da Asa Sul. A transferência de unidades foi determinada pela Secretaria de Saúde.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral