transito
Educação

Bauer propõe que MEC recolha livro didático com erros gramaticais

19 Mai 2011 - 12h11

Falando pela Liderança do PSDB, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) propôs no início da noite desta terça-feira (17) que o Ministério da Educação (MEC) recolha o livro que cita ser "aceitável" o uso de frases sem concordância verbal. "Não podemos permitir que se ensine no Brasil a expressão 'nóis pega peixe'. A língua é o patrimônio de uma nação. É a riqueza de um País. A língua portuguesa que nós devemos ensinar para as nossas crianças deve ser do ponto de vista da gramática", afirmou. 


Bauer iniciou seu discurso pedindo desculpas para grandes nomes da literatura nacional. "Olavo Bilac, Érico Veríssimo, Machado de Assis, Cruz e Sousa, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, José Lins do Rego, Monteiro Lobato e Guimarães Rosa hoje devem estar, em seu descanso eterno, enrubescidos ao verem o livro entregue pelo MEC", comentou. Pela manhã, durante a reunião da Comissão de Educação, na qual era esperada a presença do ministro Fernando Haddad (Educação), Bauer já havia cobrado do MEC uma explicação dos motivos da adoção do material. "No futuro, nós poderemos aceitar até que alguém cometa alguma incorreção ou adote algum tipo de regionalismo na expressão, na manifestação, mas é inadmissível começar ensinando pelo lado errado. Não podemos partir do errado para tentarmos chegar ao certo", concluiu. O ministro não compareceu e uma nova audiência pública foi agendada para a próxima semana.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral