Delivery Much
GERAL

Barragens são alvos de processos da Aneel e ANA

09 Mai 2019 - 13h55Por André Borges

Duas barragens foram alvos de processos movidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Águas (ANA). A Cemig foi multada pela Aneel em R$ 122 mil, por causa de falhas encontradas na estrutura da barragem da usina hidrelétrica Queimado, instalada em Unaí (MG).

A usina de 105 megawatts de potência, que está em operação desde 2004, apresentava, segundo a agência de energia, "gestão inadequada da manutenção e/ou operação dos equipamentos e/ou componentes da usina, comprometendo a segurança do barramento do empreendimento". A empresa foi notificada, mas não resolveu o problema.

Já a ANA teve de acionar a Justiça para fazer o bloqueio judicial de bens da empresa Agroserra, no valor de R$ 500 mil, porque esta se negou a regularizar a situação de sua barragem no Ceará. No mês passado, um alerta dado de madrugada fez com que mais de 2 mil moradores do município de Ubajara, no Ceará, tiveram de ser retirados às pressas de suas casas, após a Defesa Civil dizer que havia risco de ruptura da barragem da Agrosserra.

"Essa vitória judicial é importante porque amplia as ferramentas que as agências fiscalizadoras de barragens detêm para que os empreendedores cumpram com suas obrigações, mantendo as barragens e cuidando para evitar tragédias" disse ao a procuradora-chefe junto a ANA, Natália Lacerda. "O bloqueio de bens nos auxilia a dar efetividade para a política de fiscalização de barragens, já que as multas aplicadas pelas agências muitas vezes são baixas."

A Cemig informou que apresentou recurso e que está colaborando com todo o processo. Declarou que a Aneel reconhece todas as providências tomadas e reafirmou que "as pendências e melhorias apontadas já foram integralmente executadas".

A estatal mineira disse que "segue rigorosamente os procedimentos de controle de segurança de suas barragens, com inspeções em campo, coleta e análise de dados de instrumentação, planejamento e acompanhamento de serviços de manutenção, e operação dos reservatórios". Procurada, Agroserra não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Guaramirim inicia vacinação contra a covid

Três profissionais do Centro de Triagem receberam as primeiras doses nesta terça-feira (19)
Guaramirim inicia vacinação contra a covid
Geral

Defesa Civil mantém interdição parcial da subida do Molha

No local, havia uma grande pedra, que precisou ser detonada e removida em pedaços devido ao tamanho, calculado em mais de 50 toneladas
Defesa Civil mantém interdição parcial da subida do Molha
Geral

Homem tem parte do corpo queimada em acidente doméstico em Jaraguá

A vítima foi conduzida em estado estável ao hospital São José
Geral

Altair Silva é novo secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC

Entre os maiores desafios de sua gestão, o novo secretário destaca as ações para reduzir os impactos da estiagem em Santa Catarina e a melhoria na energia elétrica disponível no meio rural
Ver mais de Geral