dengue 2
GERAL

Barragens são alvos de processos da Aneel e ANA

09 Mai 2019 - 13h55Por André Borges

Duas barragens foram alvos de processos movidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Águas (ANA). A Cemig foi multada pela Aneel em R$ 122 mil, por causa de falhas encontradas na estrutura da barragem da usina hidrelétrica Queimado, instalada em Unaí (MG).

A usina de 105 megawatts de potência, que está em operação desde 2004, apresentava, segundo a agência de energia, "gestão inadequada da manutenção e/ou operação dos equipamentos e/ou componentes da usina, comprometendo a segurança do barramento do empreendimento". A empresa foi notificada, mas não resolveu o problema.

Já a ANA teve de acionar a Justiça para fazer o bloqueio judicial de bens da empresa Agroserra, no valor de R$ 500 mil, porque esta se negou a regularizar a situação de sua barragem no Ceará. No mês passado, um alerta dado de madrugada fez com que mais de 2 mil moradores do município de Ubajara, no Ceará, tiveram de ser retirados às pressas de suas casas, após a Defesa Civil dizer que havia risco de ruptura da barragem da Agrosserra.

"Essa vitória judicial é importante porque amplia as ferramentas que as agências fiscalizadoras de barragens detêm para que os empreendedores cumpram com suas obrigações, mantendo as barragens e cuidando para evitar tragédias" disse ao a procuradora-chefe junto a ANA, Natália Lacerda. "O bloqueio de bens nos auxilia a dar efetividade para a política de fiscalização de barragens, já que as multas aplicadas pelas agências muitas vezes são baixas."

A Cemig informou que apresentou recurso e que está colaborando com todo o processo. Declarou que a Aneel reconhece todas as providências tomadas e reafirmou que "as pendências e melhorias apontadas já foram integralmente executadas".

A estatal mineira disse que "segue rigorosamente os procedimentos de controle de segurança de suas barragens, com inspeções em campo, coleta e análise de dados de instrumentação, planejamento e acompanhamento de serviços de manutenção, e operação dos reservatórios". Procurada, Agroserra não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá

Até agora, sete mil pessoas se inscreveram. São seis editais com um total de 85 cargos, em várias áreas de atuação, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior
Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá
Ver mais de Geral