dengue 2
Weg

Barco utilizado para o transporte escolar de comunidade ribeirinha conta com tecnologia WEG

08 Out 2015 - 18h58
O barco sustentável conta com motores elétricos e inversores produzidos pela WEG, que são responsáveis pelo sistema de propulsão com refrigeração a água. Além disso, a embarcação possui banco de baterias com autonomia para cinco horas de navegação e capacidade para acomodar 22 pessoas.



A tecnologia, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA), foi lançada oficialmente no último dia 2, depois de três anos de desenvolvimento. O projeto é resultado de uma ação conjunta entre o grupo Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os módulos solares fotovoltaicos estão localizados na cobertura do barco e são a principal fonte de energia para a locomoção do transporte escolar. O projeto se destaca pela sustentabilidade, já que proporciona a redução da poluição por diesel nos rios e a diminuição do estresse dos animais da região causada pela poluição sonora comum a embarcações convencionais. A iniciativa conta com uma oficina solar localizada na escola de Belém, responsável por recarregar o barco.

A concepção do barco sustentável foi financiada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além da WEG, o projeto tem apoio das empresas Eletrobras, Instituto Ideal e Holos.

Equipe Entrelinhas

Matérias Relacionadas

Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Geral

Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos

Como de costume, ocorre nesta quarta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, missas pela beatificação do religioso
Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos
Ver mais de Geral