GNet
Weg

Barco utilizado para o transporte escolar de comunidade ribeirinha conta com tecnologia WEG

08 Out 2015 - 18h58
Barco utilizado para o transporte escolar de comunidade ribeirinha conta com tecnologia WEG -
O barco sustentável conta com motores elétricos e inversores produzidos pela WEG, que são responsáveis pelo sistema de propulsão com refrigeração a água. Além disso, a embarcação possui banco de baterias com autonomia para cinco horas de navegação e capacidade para acomodar 22 pessoas.



A tecnologia, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA), foi lançada oficialmente no último dia 2, depois de três anos de desenvolvimento. O projeto é resultado de uma ação conjunta entre o grupo Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os módulos solares fotovoltaicos estão localizados na cobertura do barco e são a principal fonte de energia para a locomoção do transporte escolar. O projeto se destaca pela sustentabilidade, já que proporciona a redução da poluição por diesel nos rios e a diminuição do estresse dos animais da região causada pela poluição sonora comum a embarcações convencionais. A iniciativa conta com uma oficina solar localizada na escola de Belém, responsável por recarregar o barco.

A concepção do barco sustentável foi financiada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além da WEG, o projeto tem apoio das empresas Eletrobras, Instituto Ideal e Holos.

Equipe Entrelinhas
GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Guaramirim entrega primeiros aparelhos a pacientes com problemas auditivos

Através de um credenciamento, o município está realizando consultas para avaliação do paciente com especialista e também está adquirindo os aparelhos auditivos, para os casos onde há necessidade.
Guaramirim entrega primeiros aparelhos a pacientes com problemas auditivos
Geral

Bananalama de 2022 já tem dada pré-programada

A informação é de Eduardo Appel, diretor da empresa Arsenal, promotora do evento
Bananalama de 2022 já tem dada pré-programada
Geral

Defesa Civil de Jaraguá segue em estado de atenção por causa da chuva

No acumulado das últimas 72 horas, choveu 61 milímetros. A partir dos 100 milímetros, o município entra em estado de alerta
Defesa Civil de Jaraguá segue em estado de atenção por causa da chuva
Saúde

Hospital São José vai administrar o PA de Corupá a partir de novembro

Assinatura do contrato ocorreu na semana passada
Hospital São José vai administrar o PA de Corupá a partir de novembro
Ver mais de Geral