Greve dos bancários

Bancários de oito agências de Jaraguá do Sul cruzam os braços

07 Out 2015 - 11h10

O primeiro dia da greve dos bancários fechou com saldo positivo em Jaraguá do Sul, segundo avaliação do sindicato que representa a categoria. O sindicalista Odilon Fernandes informou, no fim da tarde desta terça-feira (6), que o primeiro dia de paralisação teve a adesão de funcionários de três agências do banco Itaú, duas do Santander, do Bradesco do Centro e duas do Banco do Brasil, uma delas parcialmente. Segundo ele, o Sindicato tem concentrado as ações em Jaraguá do Sul. Por isso, e por enquanto, as agências bancárias dos demais municípios da microrregião continuam atendendo normalmente. No entanto, os bancários estão sendo informados sobre o andamento da greve e os motivos que levaram à paralisação. Ainda segundo ele, a expectativa é que mais bancários ingressem no movimento grevista nesta semana.


Em nota publicada na internet, o Sindicato destaca que em todo o Brasil a greve afeta 6.250 agências de bancos públicos e privados do total de quase 23 mil agências bancárias. A entidade apresenta ainda uma comparação entre os salários dos executivos e dos funcionários de um mesmo banco, destacando que o trabalhador precisará de mais de 17 anos de serviço para ganhar o mesmo que um executivo recebe por 30 dias de trabalho. São mais de 512 mil bancários no Brasil.

O correntista que precisar fazer alguma transação bancária como saques, depósitos ou pagamentos deve procurar uma casa lotérica, os Correios, estabelecimentos credenciados pelos bancos, os caixas eletrônicos ou usar a internet. Os bancários pedem 16% de aumento salarial, mas até agora, os bancos ofereceram apenas 5% de reajuste. Segundo os trabalhadores, a greve é por tempo indeterminado.

Rogério Tallini

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral