Jaraguá do Sul

Banana produzida na região pode ter Selo de Indicação Geográfica

20 Out 2015 - 18h00

Bananicultores da região buscam selo de Indicação Geográfica (IG) reconhecendo a fruta como a mais doce do Brasil. Com o slogan “Doce por Natureza”, a intenção é diferenciar a banana produzida em Corupá, Jaraguá do Sul e Schroeder das demais, devido ao clima e ao relevo que trazem características únicas à fruta.


Nesta segunda-feira (19), técnicos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) apresentaram um estudo de caracterização de relevo e clima da região de Corupá, que a diferencia de outras regiões produtoras no mundo. Características como a produção subtropical, pouca exposição ao sol no inverno e temperaturas mais baixas à noite, transformam o sabor da fruta, que é mais doce, e a deixam mais escura, além de aumentar o tempo de maturação e durabilidade da banana. Segundo o pesquisador da Epagri, Hamilton Vieira, as condições climáticas da região são únicas e não podem ser reproduzidas em nenhum outro lugar. “As características da banana produzidas nos três municípios são conseqüência das condições do relevo e clima, tanto que essas características são praticamente independentes do meio de produção”, destaca.

Com o estudo do Ciram/Epagri em mãos, o próximo passo é um documento do Governo do Estado que reconheça a região formada por Corupá, Jaraguá do Sul e Schoroeder como a “Região da Banana de Corupá”, uma exigência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Até o final de novembro, a UFSC deverá entregar os resultados da pesquisa sobre a qualidade da banana produzida nos três municípios e seus diferenciais em relação àquelas produzidas em outras regiões de Santa Catarina e fora do estado.  Todas as análises e estudos feitos serão anexados ao processo para o reconhecimento de Indicação Geográfica, a expectativa é de conquistar a certificação no final de 2016.

O selo de IG pode representar uma vantagem competitiva para os bananicultores da região. O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, destaca que além de demonstrar a organização e qualificação dos produtores, o selo agrega valor à fruta produzida na região. “São detalhes que se transformam em vantagem competitiva. Nós vamos usar o que a natureza nos deu para valorizar e agregar valor à banana da região de Corupá”.

Para que o bananicultor possa utilizar o selo de IG ele deverá estar vinculado a uma associação de produtores, com um corpo técnico que possa garantir a qualidade da fruta e se ela se enquadra nos requisitos necessários. De acordo com o presidente da Asbanco, Marcos Martini, haverá ainda a rastreabilidade da banana, ou seja, os consumidores saberão a origem da fruta e como foi produzida.


Atualmente, Corupá é o maior produtor de banana do estado, com 155 mil toneladas por ano, envolvendo 600 famílias. Cerca de 10% da produção é exportada para Argentina e Uruguai.

O registro de Indicação Geográfica da Região da Banana de Corupá é um trabalho conjunto entre a Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco), Sebrae/SC, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

confira a reportagem de Janici Demetrio. [jwplayer mediaid="241576"]

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral