Geral

Bactéria em legumes mata 14 na Alemanha; outros 5 países têm casos

31 Mai 2011 - 11h40

Catorze pessoas já morreram na Alemanha, 352 estão contaminadas e mais de 2 mil também podem ter sido infectadas ali e em outros cinco países europeus por uma bactéria que causa infecção gastrointestinal grave, afetando o sangue, os rins e o sistema nervoso.


A preocupação com a doença, causada pela bactéria Escherichia coli, a E.coli, foi revelada na semana passada por autoridades alemãs, mas vem aumentando - Suécia, Dinamarca, Bélgica, França e Grã-Bretanha também registraram casos suspeitos. Segundo as autoridades sanitárias da União Europeia, há risco concreto de epidemia na Europa.

De acordo com as primeiras investigações, a bactéria é transmitida pela ingestão de legumes crus, em especial o pepino, e hortaliças. Ahrenkilde Hansen, porta-voz da União Europeia, disse que autoridades alemãs identificaram pepinos procedentes das províncias espanholas de Almeria e Málaga como possíveis fontes de contaminação. Um dos lotes era de uma plantação orgânica, que não utiliza pesticidas. Outro lote, exportado pela Holanda ou pela Dinamarca, está sendo investigado pelas autoridades.

O temor de que a contaminação aumente e chegue a outros países levou autoridades da Rússia, Bélgica, República Checa e Áustria - além da Alemanha - a adotar um controle rígido dos legumes importados da Espanha.

"Dos cerca de 2 mil casos suspeitos de contaminação na Alemanha, 352 foram comprovados", disse Reinhard Burger, diretor do Instituto Robert Koch, especializado em vigilância sanitária. Dentre os pacientes, pelo menos 30 estão em estado crítico. "Novos casos de morte são muito prováveis e não temos razões para suspender os alertas sanitários", acrescentou. A maioria das mortes foi provocada por hemorragias intestinais.

Fonte: Estado de SP

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres.
Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta
Geral

Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos

Doações podem ser feitas nos pontos de vacinação contra a Covid-19
Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos
Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Ver mais de Geral