Autoclave

Autoclave é obrigatória para manicures e pedicures

23 Set 2016 - 12h47
Autoclave é obrigatória para manicures e pedicures -
Manicures e pedicures alegam desconhecimento da obrigatoriedade da autoclave, além de justificarem que o preço da estufa é muito menor. A instrução normativa obriga o uso da autoclave desde outubro de 2013, o que foi amplamente divulgado no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Fanpage da prefeitura, na imprensa da região e através de cursos organizados pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul.

O órgão explica que o objetivo da instrução normativa, no que diz respeito à mudança de estufa para autoclave, é a garantia de que todo o processo de esterilização seja feito. No caso das estufas, é possível interromper o processo para tirar um material, antes que a esterilização esteja completa. Nas autoclaves, não.

Entre as doenças que podem ser contraídas de materiais como o alicate, não esterilizado adequadamente, está a hepatite B e C. A Vigilância Sanitária sugere que as pessoas que frequentam manicures ou pedicures utilizem produtos e instrumentos próprios, criando seu kit individual, contendo ao menos alicate, empurrador de cutícula e lixa. Se isso não for possível, é importante ficar atento à presença de alvará sanitário do estabelecimento e ao aparelho usado para a esterilização dos materiais. A estufa, que não deve mais ser utilizada, é parecida com um forninho elétrico. Enquanto a autoclave é semelhante a um micro-ondas e tem borrachas de vedação.

Dúvidas também podem ser esclarecidas pela Vigilância Sanitária, telefone (47) 2106-8409. Denúncias podem ser feitas através do telefone da Ouvidoria do SUS, 0800-642-0136.

Matérias Relacionadas

Segurança

Idoso armado com foice ameaça mulheres no Vila Lalau

Idoso armado com foice ameaça mulheres no Vila Lalau
Segurança

Homem esquece chave na ignição e moto desaparece em Jaraguá

O homem chamou a polícia às 4h35 desta terça-feira (7)
Jaraguá do Sul

Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção

Para os profissionais de saúde, aumento de casos é reflexo de atitudes contrárias às recomendações sanitárias
Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção
Política

Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19

Resultado do exame realizado ontem saiu nesta terça-feira
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19
Ver mais de Geral