dengue
Geral

Autismo: um diagnóstico que exige atenção dos pais

07 Dez 2012 - 14h28

Acompanhar o desenvolvimento dos pequenos é um dos maiores prazeres que os pais podem ter. Mas há algumas crianças que não seguem o mesmo ritmo que as outras da mesma idade em algumas características: demoram mais para começar a andar ou tentar subir nos móveis, ou não acompanham com os olhos quando alguém aponta um objeto, por exemplo.

Veja também:

 

Conheça mais sobre a Síndrome de Asperger


Programa exibe histórias de sucesso de pessoas com deficiência

Comissão do Senado aprova emendas da Câmara à política de proteção a pessoas com autismo

Esses podem ser alguns dos sinais do autismo, um transtorno de desenvolvimento que exige tratamento especial tanto dentro de casa como na escola. Não há estatísticas oficiais sobre o autismo no Brasil. Mas, para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, a estimativa é de que uma em cada 88 crianças seja autista, segundo pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention (Centro de controle e prevenção de doenças do governo norte-americano). O número cresceu 23% em relação ao último levantamento, feito em 2009.

Segundo o professor doutor Carlos Aucélio, coordenador da unidade de neuropediatria da Faculdade de Medicina da UnB, o diagnóstico do autismo geralmente é feito após os cinco anos. Mas é possível identificar alguns dos sintomas antes desta idade. As crianças autistas geralmente têm atraso no desenvolvimento da linguagem, da coordenação motora, são hiperativas, excessivamente irritadas e têm uma dificuldade muito grande para interagir socialmente. Mas o autismo não é uma combinação de todos essas características. "Quando temos o quadro completo, o diagnóstico é mais fácil. Mas o mais comum é a criança ter um ou outro sintoma", explica o neurologista.

O autismo geralmente vem acompanhado de um comprometimento cognitivo, e por isso é importante que o transtorno seja identificado o quanto antes. "Normalmente, a autista é uma criança que não se comunica e não interage, e o diagnóstico é fundamental para que ela participe de um processo de ensino especial", afirma Carlos Aucélio.


O autismo geralmente vem acompanhado de um comprometimento cognitivo, e por isso é importante que o transtorno seja identificado o quanto antes (Foto: Observatorio de la Infancia en Andalucía/Creative Commons)


A forma branda do autismo, também configurada como transtorno de desenvolvimento, é chamada Síndrome de Asperger. As crianças e adultos que têm a síndrome, em geral, não têm comprometimento cognitivo, de acordo com o neurologista. "O paciente pode levar uma vida normal, estudar, fazer faculdade. Mas ele tem uma dificuldade para interagir. Muitas vezes é confundido com timidez", conta Aucélio.

Para conseguir identificar o autismo, os pais devem procurar médicos da área de saúde mental, como neuropediatras ou psiquiatras. Mas o tratamento é feito de forma multidisciplinar: precisa tanto dos médicos quanto de profissionais como psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. De acordo com a Associação de Amigos do Autista, há três métodos mais utilizados para ajudar a desenvolver a pessoa com autismo:

- TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handcapped Children): um programa estruturado que combina diferentes materiais visuais para organizar o ambiente físico através de rotinas e sistemas de trabalho, de forma a tornar o ambiente mais compreensível, esse método visa a independência e ao aprendizado.

- PECS (Picture Exchange Communication System): um método que se utiliza figuras e adesivos para facilitar  a comunicação e compreensão ao estabelecer uma associação entre a atividade/símbolo .

- ABA (Applied Behavior Analysis): analise comportamental aplicada que se embasa na aplicação dos princípios fundamentais da teoria do aprendizado baseado no condicionamento operante e reforçadores para incrementar comportamentos socialmente significativos, reduzir comportamentos indesejáveis  e desenvolver habilidades.

EBC.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral