dengue
Geral

Aumento do número de diabéticos preocupa Ministério da Saúde

23 Jul 2011 - 11h34

O Ministério da Saúde vai lançar na semana que vem um plano de combate a doenças crônicas: diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O ponto fundamental, além do acesso aos tratamentos e aos remédios, é o incentivo à mudança de hábitos.


As causas do problema são consequências da vida moderna e não param de aumentar. O sedentarismo e a má alimentação já fazem com que cerca de 48% dos adultos sejam considerados acima do peso. O número é mais alarmante entre as crianças: mais de 30% das que têm entre cinco e nove anos estão nessa faixa.

"Que as famílias se preocupem com as crianças e que isso aconteça ao longo da vida. Alimentação adequada e atividade física", pediu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A preocupação maior é com a diabetes. O Ministério estima que os casos vão aumentar nos próximos anos, começando cada vez mais cedo. A doença é mais comum entre as mulheres; a incidência entre elas é 30% maior do que entre os homens.

A advogada Lilian de Melo Lucas descobriu a diabetes com 30 anos, na gravidez. "Você não sente dor. Comendo normalmente, você não sente quando ela sobe. Sente quando ela desce. Quando você está cheinho, gordinho, só come", relatou.


Segundo a endocrinologista Valéria Guimarães, a disciplina é o jeito de controlar a doença, que não tem cura. "Exercício é um grande remédio. Alimentação saudável tem que ser feita não só na primeira semana, o paciente tem que ser reeducado e botar um novo formato na vida dele", explicou a médica.

Os idosos também são um grupo de risco importante. Atualmente, uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos tem diabetes. O aposentado Paulo José Moraes, que convive com a doença há 20 anos, mudou os hábitos, e agora diz que vive melhor. "Sou miniatleta. Faço tênis, natação e a principal atividade é a caminhada: cerca de oito a 10 quilômetros diários. Isso ajuda muito", garantiu.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cadastro de aposentados e pensionistas teve segurança reforçada
INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados
Geral

A semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina

A previsão é de que as condições de chuva persistam ao longo desta terça-feira (25), com a frente fria se estabilizando sobre o estado.
A semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina
Trânsito

Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 

Defesa Civil e Secretaria de Obras liberaram a passagem ainda na tarde desta segunda-feira (24)
Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 
Geral

Quantos pontos posso ter na CNH?

Confira as regras!
Quantos pontos posso ter na CNH?
Ver mais de Geral