Caraguá
Enem

Aumenta a diferença da nota entre alunos pobres e ricos

05 Out 2016 - 13h14
A diferença de desempenho no Enem entre as escolas ricas e pobres do País aumentou entre 2014 e o ano passado. O intervalo que separa os dois grupos passou de 58,6 pontos para 98,9 pontos entre as duas edições, se considerada a média das provas objetivas (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

A reportagem fez o recorte separando as escolas públicas e privadas em dois grupos: um deles é o de nível socioeconômico alto e muito alto. O outro é o de nível socioeconômico baixo e muito baixo. Desde 2014, o Ministério da Educação separa as escolas em sete níveis socioeconômicos distintos, levando em conta o perfil dos alunos que frequentam a unidade.

Esse abismo entre ricos e pobres voltou ao patamar de 2013. Naquele ano, a diferença entre eles foi de 100,8 pontos.

Pesquisas já mostraram que a situação social do aluno é um dos fatores que mais pesam na nota. Jovens pobres, além de terem mães pouco escolarizadas, têm pouco acesso a bens culturais, o que reforça sua condição.

Análise do Instituto Alfa e Beto mostra que existe um ganho de nota entre cada um dos sete níveis socioeconômicos. A diferença entre os extremos é de 145 pontos. O maior ganho é na passagem do nível alto para o muito alto (50 pontos).

O cruzamento dos dados também mostra que matricular o filho em uma escola privada não é garantia de melhor resultado. A diferença entre escolas públicas e privadas entre grupos sociais iguais é pequena.

Nas escolas públicas ricas (níveis socioeconômicos alto e muito alto), a média de nota nas provas objetivas foi de 522,2 pontos. Já nos colégios privados do mesmo grupo, a nota foi apenas 2,1 pontos maior. A situação também se repete em outros níveis.

 

As informações são do

Jornal O Estado de São Paulo

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim é campeão do The Voice Kids

Com apenas 11 anos, desde o início do programa, Gustavo impressionou os técnicos e o público com seu talento, dedicação e jeito meigo. 
Gustavo Bardim é campeão do The Voice Kids
Geral

Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet

De acordo com a argumentação do músico, 19 canções próprias foram disponibilizadas no serviço de streaming oferecido pela plataforma (ré), sem os devidos créditos
Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Ver mais de Geral