Serviço

Audiência pública apresenta São Camilo à comunidade

13 Jun 2011 - 18h38

Cerca de 150 pessoas estiveram no auditório da Fameg/Uniasselvi na noite de quinta-feira para audiência pública que apresentou a São Camilo à comunidade. A São Camilo é a instituição que deve administrar a gestão do Hospital Santo Antônio de Guaramirim. Segundo o prefeito Nilson Bylaardt e o secretário municipal de Saúde, João Deniz Vick, o resultado da audiência foi muito positivo.


O secretário Vick apresentou os números de atendimentos atuais do hospital, entre eles a média mensal de atendimentos ambulatoriais, que é de 4.080 e deve passar para mais de 7,5 mil/mês caso o convênio seja firmado.

Após a apresentação da São Camilo, o diretor administrativo da Beneficência Camiliana do Sul, Cláudio Marmentini, também apresentou alguns números. Hoje a São Camilo, que administra 48 hospitais, tem aproximadamente 3,5 mil leitos, realiza 11,6 mil cirurgias por mês e mais de 4 mil partos.

O plano operativo para o Hospital Santo Antônio prevê atendimentos de atenção à saúde, urgência e emergência, média complexidade (por causa da capacidade do próprio hospital) e hemoterápico.

Além do aumento nos atendimentos, depois que o centro cirúrgico começar a funcionar, o hospital passará a oferecer os serviços de obstetrícia, cirurgias e ortopedia.

Hoje a média mensal de repasse de verbas para manutenção do hospital é de R$ 435 mil, com a nova gestão passa para R$ 550 mil. O que justifica o valor são os investimentos que a instituição deve fazer no patrimônio público e a manutenção do centro cirúrgico com pagamento de médicos e profissionais.

Segundo o assessor jurídico da São Camilo, Anacleto Canan, todo o investimento ficará no município. "Nada vai sair de Guaramirim. Tudo o que for investido vai ficar aqui. As únicas coisas que vamos levar são o amor e o respeito daquelas pessoas que vamos atender", destacou.


Outra preocupação é com os atuais funcionários do hospital, mas o prefeito, o secretário, o procurador-geral do município, Fagner Azambuja, e os representantes da São Camilo, garantiram que 50% devem ser mantidos e o restante será incorporado ao quadro de funcionários da Secretaria de Saúde.

O Hospital Santo Antônio passará a se chamar Hospital Padre Mathias Maria Stein, caso o convênio seja firmado. Os atendimentos deverão ser divididos entre SUS (70%), particular e convênio (30%).

A direção nacional da São Camilo fará uma visita a Guaramirim no dia 16 de julho, data em que o prefeito pretende assinar o convênio. Para isso falta ainda a aprovação do Conselho Municipal de Saúde.

 

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral