105 Ouça
Audiência Pública

Audiência pública apresenta resultados da primeira etapa da revisão do Plano Diretor

20 Out 2016 - 12h44

O evento está programado para o dia 9 de novembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A instituição ressalta a importância e a necessidade da participação popular no planejamento da cidade, visto que a legislação do Plano Diretor é responsável por embasar as demais leis do Município, como a lei de zoneamento e parcelamento do solo, por exemplo, além de ser considerado uma ferramenta de controle da população para o acompanhamento dos planos de governo.

O título II trata dos objetivos, diretrizes e propostas das estratégias que visam estabelecer o desenvolvimento sustentável para o município de Jaraguá do Sul  meio ambiente natural e cultural, mobilidade e acessibilidade, uso e ocupação do solo, habitação de interesse social e gestão democrática. Na oportunidade, os participantes conhecerão todo o processo que tem como base a lei atual e as contribuições da população coletadas em diversos momentos e eventos. Destaca-se que o Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) deliberou este material no dia 4 de outubro.

Destaca-se que foram realizadas, no período de 19 de abril a 5 de maio, nove Oficinas Preparatórias para o Plano Diretor em bairros e localidades do município, além da 10ª Oficina, no dia 31 de maio, aberta para a comunidade. Além destas oficinas, foram disponibilizados outros canais de contribuições como e-mail, formulário on-line e minuta participativa, além da Conferência da Cidade que oportunizou aos moradores o envio de propostas. Todo o material está disponível no site do Instituto Jourdan (http://www.jourdan.org.br/planodiretor/)

A revisão deve ser conduzida pelos municípios a cada dez anos, no máximo, sendo que o prazo para Jaraguá do Sul finaliza em 2017, pois a última atualização correu em 2007. A revisão do Macrozoneamento Municipal, aprovada no mês de março pela Lei Complementar nº171/2016, marcou a primeira etapa da revisão do Plano Diretor, que representa a leitura da realidade atual do município e um conjunto de diretrizes para atuação nas diferentes macrozonas.

GNet

Matérias Relacionadas

Economia

Começa a Compra Premiada em Guaramirim

Ação vai distribuir R$ 42 mil em prêmios
Começa a Compra Premiada em Guaramirim
Geral

Navegantes não terá a Navegay em 2022

No ano passado, na 42ª edição, cerca de 200 mil pessoas aproveitaram a festa.
Navegantes não terá a Navegay em 2022
Saúde

Posto de Saúde do João Pessoa terá Farmácia Básica a partir de quarta-feira

Unidade terá os mesmos medicamentos oferecidos nas outras quatro farmácias básicas do município
Posto de Saúde do João Pessoa terá Farmácia Básica a partir de quarta-feira
Geral

Fujama captura maior espécie de cobra do Norte de SC em Jaraguá

Cobra tem cerca de um metro
Fujama captura maior espécie de cobra do Norte de SC em Jaraguá
Ver mais de Geral