transito
Geral

Atividade econômica tem crescimento de 0,36% em outubro

14 Dez 2012 - 12h34

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) voltou a registrar crescimento, em outubro, após a queda de 0,52% no mês anterior. Em outubro, houve expansão de 0,36%, na comparação com setembro.


Neste ano, o IBC-Br registrou retração em janeiro (-0,19%), fevereiro (-0,34%) e março (-0,18%), além de setembro. Nos demais meses houve crescimento.

Em relação a outubro de 2011, houve crescimento de 4,96%, de acordo com o índice sem ajustes para o período, considerado o mais adequado para esse tipo de comparação. No ano, o IBC-Br cresceu 1,57% e, em 12 meses, 1,5% (sem ajustes).

O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar a evolução da atividade econômica brasileira. Mas o índice divulgado em setembro indicava um crescimento da economia bem maior do que o que realmente foi registrado. O IBC-Br indicava crescimento de 1,15% (agora revisado para 1,14%) no terceiro trimestre deste ano comparado com o período anterior, mas a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ficou em 0,6%.

No dia 30 de novembro, o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel argumentou que, apesar de o crescimento da economia no terceiro trimestre deste ano comparado ao período anterior ter ficado abaixo de indicadores antecedentes, isso "não significa que o PIB não tenha mostrado reação importante".

Depois da divulgação do PIB pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analistas do mercado financeiro continuaram revisando para baixo a projeção para o crescimento da economia. A última estimativa de pesquisa do BC feita com instituições financeiras projeta crescimento da economia em 1,03%.


Neste ano, o governo adotou medidas para estimular a economia, como concessões de rodovias e ferrovias, aumento no limite de contratação de operação de crédito para estados, entre outras. Além disso, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve processo de cortes na taxa básica de juros, a Selic, de agosto do ano passado até outubro de 2012. Em novembro, o Copom optou por manter a Selic em 7,25% ao ano.

O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Copom.

 AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Ver mais de Geral