Geral

Ataques com aviões teleguiados matam 18 no Paquistão

06 Jun 2011 - 11h30

Pelo menos 18 insurgentes morreram nesta segunda-feira em ataques com mísseis disparados por três aviões teleguiados (drones) americanos no noroeste do Paquistão, onde estas aeronaves da CIA atacam com frequência a Al-Qaeda e os talibãs.

Em um primeiro ataque, pela manhã, dois mísseis foram disparados contra residências próximas de uma madrasa, uma escola religiosa, na área de Shalam Raghzai, no distrito tribal do Waziristão do Sul, segundo fontes militares. Sete insurgentes morreram na ação.

Quinze minutos depois, outro avião teleguiado disparou mais dois mísseis contra um edifício de Wacha Sana, a dois quilômetros do local do primeiro ataque, e pelo menos oito insurgentes faleceram no ataque.

Várias horas depois, outro drone disparou dois mísseis contra um veículo e matou três insurgentes, também de acordo com fontes militares, desta vez em Day Nishtar, a 20 quilômetros do local do ataque anterior.


Os novos ataques aconteceram dois dias depois de um avião teleguiado americano ter provavelmente matado, na mesma região, o paquistanês Ilyas Kashmiri, um dos principais comandantes militares da Al-Qaeda. A morte, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades paquistanesas, que não encontraram o corpo para confirmar a identidade do terrorista.

Os drones da CIA executam ataques quase diários nas zonas tribais de fronteira com o Afeganistão, reduto dos talibãs paquistaneses, principal santuário no mundo da Al-Qaeda e base de retaguarda dos talibães afegãos.

Os ataques não diminuíram desde que forças especiais americanas mataram, no dia 2 de maio, Osama Bin Laden no norte do Paquistão.

Iniciada em 2004, a campanha de disparos de mísseis de drones da CIA no noroeste do Paquistão ganhou força a partir do fim de 2008.

Os talibãs paquistaneses se aliaram à Al-Qaeda em 2007 e no mesmo ano iniciaram a jihad (guerra santa) contra Islamabad por seu apoio à "guerra contra o terrorismo" de Washington.

O governo americano considera esta região a mais perigosa do mundo, onde a Al-Qaeda e seus aliados preparam atentados contra os países ocidentais.

Fonte: Clic RBS

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Geral

Chamadas telefônicas lideram o ranking de contatos para o Samae

Em segundo lugar estão as demandas através do aplicativo de celular (whatsapp) e por último os atendimentos presenciais
Chamadas telefônicas lideram o ranking de contatos para o Samae
Ver mais de Geral