dengue 2
Geral

Ataques com aviões teleguiados matam 18 no Paquistão

06 Jun 2011 - 11h30

Pelo menos 18 insurgentes morreram nesta segunda-feira em ataques com mísseis disparados por três aviões teleguiados (drones) americanos no noroeste do Paquistão, onde estas aeronaves da CIA atacam com frequência a Al-Qaeda e os talibãs.

Em um primeiro ataque, pela manhã, dois mísseis foram disparados contra residências próximas de uma madrasa, uma escola religiosa, na área de Shalam Raghzai, no distrito tribal do Waziristão do Sul, segundo fontes militares. Sete insurgentes morreram na ação.

Quinze minutos depois, outro avião teleguiado disparou mais dois mísseis contra um edifício de Wacha Sana, a dois quilômetros do local do primeiro ataque, e pelo menos oito insurgentes faleceram no ataque.

Várias horas depois, outro drone disparou dois mísseis contra um veículo e matou três insurgentes, também de acordo com fontes militares, desta vez em Day Nishtar, a 20 quilômetros do local do ataque anterior.


Os novos ataques aconteceram dois dias depois de um avião teleguiado americano ter provavelmente matado, na mesma região, o paquistanês Ilyas Kashmiri, um dos principais comandantes militares da Al-Qaeda. A morte, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades paquistanesas, que não encontraram o corpo para confirmar a identidade do terrorista.

Os drones da CIA executam ataques quase diários nas zonas tribais de fronteira com o Afeganistão, reduto dos talibãs paquistaneses, principal santuário no mundo da Al-Qaeda e base de retaguarda dos talibães afegãos.

Os ataques não diminuíram desde que forças especiais americanas mataram, no dia 2 de maio, Osama Bin Laden no norte do Paquistão.

Iniciada em 2004, a campanha de disparos de mísseis de drones da CIA no noroeste do Paquistão ganhou força a partir do fim de 2008.

Os talibãs paquistaneses se aliaram à Al-Qaeda em 2007 e no mesmo ano iniciaram a jihad (guerra santa) contra Islamabad por seu apoio à "guerra contra o terrorismo" de Washington.

O governo americano considera esta região a mais perigosa do mundo, onde a Al-Qaeda e seus aliados preparam atentados contra os países ocidentais.

Fonte: Clic RBS

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral