Geral

Ataque a delegacia deixa pelo menos 4 mortos na China

18 Jul 2011 - 12h27

Um ataque contra uma delegacia de polícia hoje na região de Xinjiang, no oeste da China, resultou na morte de vários agressores, um policial e outras três pessoas. As mortes ocorreram depois que "vários bandidos" invadiram a delegacia de polícia em Hotan e fizeram reféns, informou a agência oficial de notícias Xinhua. Segundo informações oficiais, outros policiais chegaram rapidamente ao local e mataram a tiros "vários bandidos". Um policial, dois reféns e um civil também morreram, disse e Xinhua, que informou que "seis reféns foram resgatados".


Uma mulher que trabalha no escritório de informações do Departamento de Segurança Pública em Urumqi confirmou o ataque, mas não forneceu maiores detalhes. Como é comum entre funcionários do governo chinês, a mulher se recusou a dizer seu nome. Já as ligações para a polícia de Hotan não foram atendidas.

A Xinhua não esclareceu a razão do ataque, mas Xinjiang tem registrado conflitos étnicos, envolvendo principalmente o movimento separatista uigur, uma etnia majoritariamente muçulmana que considera Xinjiang como sua terra natal. Muitos uigures consideram os chineses da etnia han como intrusos.

Dilxat Raxit, porta-voz do Congresso Mundial Uigur, sediado na Alemanha, disse que várias fontes em Xinjiang disseram a ele que a violência teve início quando um grande grupo de uigures tentou realizar um protesto em Hotan nesta manhã (horário local). Houve um confronto entre os manifestantes e a polícia, disse ele, e os policiais abriram fogo.

Mais de 100 uigures haviam se reunido para se manifestar contra a suposta tomada ilegal de terras de uigures e para exigir informações sobre parentes que, segundo afirmam, desapareceram em meio a uma repressão policial que começou após tumultos na capital regional de Urumqi em 2009, disse Dilxat. Ele afirmou que não podia identificar suas fontes ou dizer se elas estão localizadas em Xinjiang por temer que sejam alvo de represálias oficiais.

A região tem estado bastante tensa desde os confrontos sangrentos de 2009 entre os uigures e migrantes chineses da etnia han. Os uigures atacaram os hans, derrubando ônibus e ateando fogo em lojas na capital regional de Urumqi. Segundo o governo, 197 pessoas morreram.


Hotan é uma cidade com 115 mil habitantes predominantemente habitada por uigures, localizada na parte sul de Xinjiang, não muito longe da fronteira com o Paquistão. 

Fonte: Associated Press.



Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Geral

Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 

A ação irá destinar fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social. 
Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 
Geral

Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta

Prefeitura emite nota de pesar e amigos e autoridades também lamentam a perda
Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta
Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Ver mais de Geral