GERAL

Astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser ganha 'Nobel da espiritualidade'

19 Mar 2019 - 12h46

O astrônomo e físico brasileiro Marcelo Gleiser, de 60 anos, foi anunciado nesta terça-feira, 19, como vencedor do prêmio Templeton, considerado o "Nobel da espiritualidade". Nascido no Rio, Gleiser é professor da Dartmouth College, em Hanover, nos Estados Unidos, e autor de livros que discutem a origem do universo a partir da ciência e da religião. Ele receberá também US$ 1,4 milhões (cerca de R$ 5,3 milhões).

"(Gleiser é) Um dos principais proponentes da visão de que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares da necessidade humana de abraçar e explorar o desconhecido", descreve Heather Templeton Dill, neta do criador do prêmio, em vídeo divulgado pela Fundação Templeton.

"O caminho para a compreensão e a exploração científica não é apenas sobre a parte material do mundo, e minha missão é trazer de volta para a ciência e para as pessoas que se interessam por ciência, esse apego àquele mistério. É fazer as pessoas entenderem que a ciência é apenas mais uma maneira de nos envolvermos com o mistério de quem somos", diz o astrônomo no vídeo.

O brasileiro é a 49ª pessoa a receber o prêmio, sendo o primeiro latino. Dentre os ganhadores anteriores, estão Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia de premiação ocorre no dia 29 de maio, em Nova York.

Dentre os livros mais conhecidos de Gleiser, estão "A Dança do Universo" (da Companhia das Letras) e "Criação Imperfeita" (Editora Record). Ele reside nos Estados Unidos desde 1986, onde teve cinco filhos.

'Humildade'

Em seus livros, Marcelo Gleiser demonstra que a ciência e as religiões tentam responder a perguntas muito similares sobre a origem do universo e da vida. Agnóstico, diz manter a "mente aberta porque entende que o conhecimento humano é limitado". "Devemos ter a humildade para aceitar que estamos rodeados de mistério."

"Todos querem saber como se originou o mundo", declara. "A ciência pode proporcionar respostas somente até certo ponto", completa. (Com agências internacionais).

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal

A iniciativa surgiu como uma forma de colaborar com as instituições que enfrentam ainda mais dificuldades em manter o trabalho de resgate e acolhimento a pets abandonados
Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal
Geral

Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos

Por mais de 15 anos, ele comandou o programa Deutsche Music na Rádio Jaraguá levando o melhor da música e cultura germânica
Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos
Geral

Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá

Técnicos de empresa contratada pela Prefeitura precisam entrar nas propriedades particulares para cadastrar as nascentes. Secretário pede a colaboração dos proprietários pela importância do levantamento
Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá
Geral

Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga

O animal invadiu um terreno no bairro Cerro Negro e não conseguiu mais sair. Segundo informações dos bombeiros, no local haviam alguns pavões
Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga
Ver mais de Geral