Camara guaramirim
Geral

Associação dos Pequenos Agricultores de Jaraguá do Sul retoma atividades no Mercado Municipal

Retorno será na próxima segunda-feira (2)

27 Fev 2026 - 20h25Por Janici Demetrio
Associação dos Pequenos Agricultores de Jaraguá do Sul retoma atividades no Mercado Municipal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As obras de revitalização e ampliação do Mercado Municipal já foram concluídas. A etapa em andamento agora é a modelagem jurídica para a gestão de todo o espaço. Mas, a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares e Artesanais de Jaraguá do Sul (Apeafa), já marcou seu retorno para o local, ocupando duas salas do Mercado Público: será na segunda-feira, 2 de março, a partir das 8h.

Após um período de atendimento em endereço provisório (em razão da reforma do mercado), a entidade divulgou em nota a retomada dos atendimentos lá, reforçando “o vínculo histórico com o Mercado Municipal e com a comunidade jaraguaense”. A entidade, que conta com 27 associados, levará ao público produtos artesanais e coloniais que valorizam a produção local.

“O retorno ao Mercado Municipal representa um momento especial para a associação, pois marca a volta ao espaço que sempre foi sua casa. Mais do que um ponto de venda, o Mercado Municipal faz parte da trajetória da entidade e da história construída junto à comunidade ao longo dos anos”, diz a nota da entidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Thiago Sarmanho reforça que a intenção da gestão municipal é de que o Mercado Público se transforme num equipamento turístico e protagonista do Centro Histórico de Jaraguá do Sul. Para isso, a gestão do espaço e, por consequência, a composição do mix de operações, é fundamental para o sucesso do local. A inauguração oficial será feita após a ocupação dos demais espaços.

A revitalização

A área reformada no térreo tem 584,76 m², com uma sobreloja, de 162,07 m². Também foi restaurada a fachada de 117,40 m², totalizando 746,83 metros quadrados de obras, incluindo a troca do telhado. A restauração adequou o imóvel a atual realidade econômica, social e histórica da cidade, considerando a funcionalidade e originalidade da edificação. Por ser um imóvel tombado, a restauração manteve as características estruturais e arquitetônicas originais. A recuperação do imóvel iniciou em 2024 e teve investimento na ordem de R$ 2,2 milhões.

Com a modernização, a expectativa é que o mercado se torne um ponto ainda mais dinâmico, fomentando a economia e incentivando o turismo local, ofertando produtos de qualidade e um ambiente acolhedor. A revitalização do mercado também contribui para a valorização do centro da cidade, sendo um ponto de encontro da comunidade.

O edifício que abriga o Mercado Público Municipal em Jaraguá do Sul foi levantado na década de 1960 a fim de abrigar a comercialização de produtos agrícolas diretamente aos consumidores finais urbanos.

 InstaFace e YouTube / contato: 47 98465-0122

Matérias Relacionadas

Geral

Pais são multados por manter filho com Síndrome de Down fora da escola por anos

Criança deverá ser matriculada e frequentar estabelecimento oficial de ensino fundamental
Pais são multados por manter filho com Síndrome de Down fora da escola por anos
Geral

Corupá registra maior volume de chuva em três dias no Litoral Norte de SC, aponta Defesa Civil

Apesar do volume, não houve registros de ocorrências na região
Corupá registra maior volume de chuva em três dias no Litoral Norte de SC, aponta Defesa Civil
Geral

Trânsito alerta para caminhões pesados na serrinha do Chico de Paulo

Carreta teve dificuldades para subir o morro nesta segunda-feira
Trânsito alerta para caminhões pesados na serrinha do Chico de Paulo
Geral

Caminhões têm rota para desviar Centro de Jaraguá do Sul

Diretor de Trânsito reforça que rotatória do Marcola é bem sinalizada para caminhões vindos de Corupá
Caminhões têm rota para desviar Centro de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral