vacina
Geral

Associação de Vereadores se une aos produtores de arroz nos pleitos ao governo do estado e ministério da agricultura

Vereadores associados da Avevi estão solicitando o apoio dos deputados estaduais e federais e senadores

20 Mar 2019 - 20h00Por AVEVI

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI, unida a ARINCA (Associação dos Rizicultores do Litoral Norte Catarinense) e Sindarroz/SC – Sindicato da Indústria de Arroz no Estado de Santa Catarina estão encaminhando novos pleitos para o Governo do Estado e ao Ministério da Agricultura a favor do fortalecimento de toda cadeia produtiva.

Na terça-feira (19) a Avevi foi representada pelos vereadores Sandro Jarozinski, autor da Moção de Apoio para estes produtores, e pelo presidente da Câmara Municipal de Massaranduba, vereador Ilmar Saplinski, na reunião com o Presidente do Sindarroz Silvério Orzechowski e com o Presidente da ARINCA e da Cooperativa Juriti Orlando Giovanella.

O vereador Sandro Jaroziski destacou que a Avevi está se colocando mais uma vez do lado dos produtores de arroz para melhorar o desempenho deste setor de muita representatividade na região. O vereador Ilmar Saplisnki também colocou sua preocupação com os produtores e espera a compreensão do governo aos pedidos que estão sendo encaminhados. Orlando Giovanella agradeceu todos os vereadores envolvidos nesta nova ação em favor da rizicultura, que segundo ele passa por uma situação que está se agravando. Ele pediu apoio de toda classe política. 

Silvério Orzechowski do Sindarroz falou dos encaminhamentos que estão sendo feitos junto aos governos estadual e federal. No Governo do Estado pede-se a manutenção do atual status tributário para arroz, farinha de arroz e para os defensivos agrícolas. E propor, juntamente com o Governador Estado do Rio Grande do Sul, o fim da guerra fiscal sobre a comercialização de arroz, criando alíquota única para todos os Estados Brasileiros e entre os países do MERCOSUL, independentemente de seu percentual.

Para o Ministério da Agricultura, entre os pleitos está a solicitação da abertura comercial efetiva no âmbito do Mercosul, que possibilite ao produtor não só o catarinense, mas também a nacional, acessar insumos – principalmente defensivos – equipamentos e máquinas agrícolas em igual condições com os parceiros do bloco.

Os rizicultores pedem também o apoio a reforma tributária, voltado para a uniformização das alíquotas do ICMS para produtos da cesta básica, de forma a eliminar a guerra, entre os Estados Federados, e promover competitividade dos produtos nacionais com o produto importado do Mercosul. A revisão do valor do preço mínimo do arroz e apoio na implantação de um valor para cobrir os custos de produção.

O presidente do Sindarroz solicitou a participação dos deputados e senadores na Câmara Setorial do Arroz em Brasília. Disse que tem notado a presença dos representantes do Rio Grande do Sul e infelizmente não vê a participação dos catarinenses. 

Os vereadores associados da Avevi estão solicitando o apoio dos deputados estaduais e federais e senadores. A entidade pretende realizar no próximo mês de abril um encontro com o Fórum Parlamentar Catarinense para expor toda esta situação que preocupa os produtores de arroz e apresentar também outras demandas da região.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral