Geral

Argentina e Brasil realizam manobras militares conjuntas

25 Jun 2012 - 12h18

Tropas brasileiras cruzaram neste domingo (24) o Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, para exercícios militares conjuntos com o Exército Argentino. Desde o século 19, essas são as primeiras manobras, ambientadas num quadro de guerra convencional, realizadas entre os dois países. Há cerca de 15 anos foram realizados outros exercícios, mas adaptados apenas a Forças de Manutenção de Paz.


Os exercícios militares dos dois maiores países do Mercosul nada tem a ver com a instabilidade política que sacode o Paraguai, alerta um oficial graduado do Comando Militar do Sul. As manobras estavam sendo preparadas desde julho de 2011, quando começaram as reuniões entre os Estados-Maiores dos exércitos argentino e brasileiro. A previsão é que as atividades terminem dia 30.

Os exercícios militares serão realizados na cidade de Apóstoles, província de Misiones (Argentina), cidade situada a cerca de 100 quilômetros de São Borja (RS). O Brasil comparecerá com cerca de 260 militares e 84 viaturas do Exército, todos do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada no Rio Grande do Sul. Da parte do Exército Argentino, participarão o 30º Batalhão de Infantaria de Monte e três Companhias de Caçadores da Brigada de Infantaria de Monte nº XII. Os brasileiros comparecerão com blindados e viaturas de transporte de pessoal.

As tropas brasileiras são comandadas pelo General de Brigada Valério Stumpf Trindade, comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O chefe do Comando Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, supervisionará as atividades.

Trindade ressalta que os militares brasileiros conduzirão um moderno equipamento de comando e controle, recentemente recebido pelo Exército, que garante entrosamento permanente entre os diversos escalões de comando.

(DIÁRIO CATARINENSE)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Celebrações marcam os 15 anos da morte de Padre Aloísio Boeing

Padre Aloísio morreu no dia 17 de abril de 2006 e foi sepultado no jardim, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos
Celebrações marcam os 15 anos da morte de Padre Aloísio Boeing
Geral

Casa é destruída por incêndio em Schroeder

Fato ocorreu na tarde de quarta-feira (14) na rua Leopoldo Prust, bairro Braço do Sul em Schroeder.
Casa é destruída por incêndio em Schroeder
Esportes

Secretaria de Esporte seleciona alunos para a prática do tiro ao alvo

Para participar da seleção é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, residir em Jaraguá do Sul e ter idade mínima seis anos completos até a data da inscrição
Secretaria de Esporte seleciona alunos para a prática do tiro ao alvo
Política

Vereadores autorizam recursos para manutenção de cemitérios em Guaramirim 

Aprovado em segundo turno, o projeto segue agora para sanção do prefeito Luis Chiodini (PP).
Vereadores autorizam recursos para manutenção de cemitérios em Guaramirim 
Ver mais de Geral