Imobiliária Coralli
Geral

Argentina e Brasil realizam manobras militares conjuntas

25 Jun 2012 - 12h18

Tropas brasileiras cruzaram neste domingo (24) o Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, para exercícios militares conjuntos com o Exército Argentino. Desde o século 19, essas são as primeiras manobras, ambientadas num quadro de guerra convencional, realizadas entre os dois países. Há cerca de 15 anos foram realizados outros exercícios, mas adaptados apenas a Forças de Manutenção de Paz.


Os exercícios militares dos dois maiores países do Mercosul nada tem a ver com a instabilidade política que sacode o Paraguai, alerta um oficial graduado do Comando Militar do Sul. As manobras estavam sendo preparadas desde julho de 2011, quando começaram as reuniões entre os Estados-Maiores dos exércitos argentino e brasileiro. A previsão é que as atividades terminem dia 30.

Os exercícios militares serão realizados na cidade de Apóstoles, província de Misiones (Argentina), cidade situada a cerca de 100 quilômetros de São Borja (RS). O Brasil comparecerá com cerca de 260 militares e 84 viaturas do Exército, todos do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada no Rio Grande do Sul. Da parte do Exército Argentino, participarão o 30º Batalhão de Infantaria de Monte e três Companhias de Caçadores da Brigada de Infantaria de Monte nº XII. Os brasileiros comparecerão com blindados e viaturas de transporte de pessoal.

As tropas brasileiras são comandadas pelo General de Brigada Valério Stumpf Trindade, comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O chefe do Comando Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, supervisionará as atividades.

Trindade ressalta que os militares brasileiros conduzirão um moderno equipamento de comando e controle, recentemente recebido pelo Exército, que garante entrosamento permanente entre os diversos escalões de comando.

(DIÁRIO CATARINENSE)

Matérias Relacionadas

Economia

Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro

No acumulado do ano, total de requerimentos sobe 6,7%
Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro
Esportes

Organizadores de Tóquio propõem redução de funcionários nos Jogos

Também é cogitada a redução do funcionamento dos espaços para treinos
Organizadores de Tóquio propõem redução de funcionários nos Jogos
Variedades

Cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais é tema de curso online da Epagri no dia 30

Não é preciso se inscrever para participar do curso, basta acessar o link no dia e hora marcados
Geral

Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos

Avião de transporte militar caiu durante voo de treinamento
Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos
Ver mais de Geral