dengue
Altas Temperaturas

Ar condicionado no verão: vantagens e cuidados

Uso do ar condicionado sempre aumenta no verão, e isso traz diversas discussões sobre prós e contras dessa intensificação.

23 Dez 2018 - 16h53

O uso do ar condicionado sempre aumenta no verão, e isso traz diversas discussões sobre prós e contras dessa intensificação. O que primeiramente se pode fazer para garantir mais prós do que contras é ter certeza de que o sistema de ar condicionado foi bem projetado, pensando em diversos aspectos de qualidade energética e do ar.

Um sistema de ar condicionado bem dimensionado, adequado às necessidades de cada ambiente, faz muito mais do que simplesmente resfriar. Apesar de ser esta a sua principal função, o controle de temperatura é apenas uma das características  que o ar condicionado possui, como:

Auxilio na prevenção contra insetos - No verão, se intensifica a população de pernilongos, mosquitos e outros insetos em geral, muitas vezes transmissores de doenças graves. Isso se dá por conta do tempo quente e úmido que propicia maior população. Em um ambiente climatizado, o ar condicionado proporciona uma temperatura agradável, que reduz a presença dos insetos no ambiente, e gera o afastamento desses. Além do fato de que com portas e janelas fechadas se reduz a possibilidade da entrada desses insetos dentro do ambiente.

Purificação do ar - Um sistema de ar condicionado bem projetado, e segundo as normas vigentes e adequadas para cada tipo de aplicação, reduz a presença de material particulado no interior dos ambientes. A filtragem adequada reduz a entrada dos poluentes externos, principalmente aquelas geradas pela poluição dos veículos, assim como outros tipos de partículas originadas no ambiente interno. A proliferação de fungos, bactérias e outros alergênicos são inibidos de proliferação pela temperatura dentro dos limites da aplicação para conforto humano.

Dióxido de Carbono - A renovação de ar interior com ar exterior filtrado reduz a presença de dióxido de carbono, gás inerte que de acordo com estudos, quando metabolizado pelos nossos pulmões e em altas concentrações, acima de 1.000ppm (partes por milhão), influencia nos processos cognitivos. A  má qualidade do ar relaciona-se com a dificuldade de tomada de decisão. A filtragem possibilitada pelo ar condicionado reduz essa situação, pois permite que haja uma renovação adequada e consequentemente melhora a qualidade do ar interno.

Projetos e manutenção - O dimensionamento de um sistema de ar condicionado passa sempre pela elaboração de um projeto. Na construção de uma residência, seja apartamento ou casa, comércio em geral, shoppings centers, hospitais, laboratórios e outras aplicações, faz-se necessário o desenvolvimento de um projeto. A empresa projetista e o proprietário do empreendimento irão desenvolver a melhor solução de climatização levando em consideração: investimento, eficiência energética, manutenção, vida útil dos equipamentos, e outros quesitos, procurando aquela que melhor se adeque ao perfil de operação da construção. Atenção especial deve ser dada à manutenção para preservação do patrimônio e dos equipamentos. Uma manutenção adequada, segundo as exigências do PMOC irá manter as condições climáticas internas e a qualidade do ar dentro dos parâmetros estabelecidos no projeto.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral