vacina
Geral

Após tragédia, clima de revolta toma conta dos trabalhadores do porto em São Francisco do Sul

12 Jan 2012 - 15h38

Após o acidente no terminal portuário de São Francisco do Sul, onde os funcionários Ismael de Oliveira Costa, 53 anos, e Álvaro José da Costa Júnior, 36, morreram ao ser atingidos por uma estrutura de ferro chamada popularmente de funil, estivadores e arrumadores de carga do porto criticaram a suposta falta de manutenção dos equipamentos usados nas atividades do terminal.

Conforme representantes dos sindicatos das categorias, o terminal já havia sido alertado para a necessidade de manutenção dos equipamentos.

Mesmo liberados, dezenas de funcionários continuaram nos arredores do porto comentando sobre a tragédia envolvendo os colegas.

- É muito comum que outros operários façam a limpeza da carga que cai quando é descarregada. Também não tinha caminhão pronto para o recebimento. Por muita sorte mais ninguém se feriu - comentou um trabalhador que viu o acidente.

Segundo colegas de trabalho, Ismael trabalhava há mais de duas décadas no porto e já estava providenciando a papelada para conseguir sua aposentadoria. Álvaro trabalhava há cerca de 15 anos no local e havia voltado de férias na última segunda-feira.


Tragédia no porto

O compartimento já estava cheio de soda em granel, com aproximadamente quatro toneladas, quando os quatro pilares de sustentação do reservatório quebraram, por volta das 9h. A parte de cima da estrutura desabou, despejando toda a carga usada para produtos de limpeza no chão.

Ismael, que trabalhava como arrumador de cargas operando o funil, acabou encoberto pelo pó de soda e morreu na hora. Como trabalhava na estiva, descarregando o navio, Álvaro voltava para a embarcação no momento do acidente.

Mas uma parte do funil também o prensou quando ele ainda subia as escadas do navio CS Caprice. Bombeiros e um médico do Samu, levado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar até o terminal portuário, fizeram os primeiros procedimentos de socorro.

Álvaro chegou a ser levado de maca para uma ambulância, mas também não resistiu. O turno de trabalho deles havia começado duas horas antes do acidente e terminaria às 13h de ontem. Todas as atividades no terminal foram encerradas após a chegada das primeiras equipes de resgate.

O QUE DISSERAM

:: Os sindicalistas

Representantes dos sindicatos dos estivadores e dos arrumadores estivaram no terminal portuário momentos depois do acidente. As duas instituições afirmaram que já haviam alertado o terminal para a necessidade de manutenção dos equipamentos.

- É um caso de negligência. Alertamos várias vezes sobre os riscos de que algum acidente acontecesse com os equipamentos naquelas condições - critica o presidente do Sindicato dos Arrumadores de São Francisco do Sul, Claudionor Marcelino.

Segundo o sindicalista, os trabalhadores da categoria foram tomados por um clima de revolta após a tragédia.  Na quarta-feira, o sindicato prometia suspender os trabalhos enquanto a segurança de outros funis em atividade no terminal não fosse verificada.

- Vamos pedir um laudo que ateste as condições de uso. É preciso que alguma empresa certifique que há segurança. Devemos esperar a conclusão das investigações antes de confirmar se há culpados ou se foi uma fatalidade - afirma o presidente do Sindicato dos Estivadores, Vander Luiz da Silva, diz que é cedo para apontar culpados.


:: Terminal Portuário Santa Catarina (TESC)

A assessoria do Terminal Portuário Santa Catarina (TESC), onde ocorreu o acidente, informou por nota que prestaria apoio aos familiares das vítimas e colaboraria com a investigação das causas da tragédia. Conforme a empresa, técnicos e engenheiros do terminal foram mobilizados para apurar todos os detalhes da operação.

Ainda segundo a empresa, operações de carga e descarga de produtos em granel ocorrem desde 2004 e fazem parte das atividades cotidianas do TESC. Os trabalhadores portuários, conforme divulgado em nota, são treinados e os equipamentos recebem manutenções "periódicas e necessárias para garantir a segurança dos procedimentos".

Desde que o terminal entrou em operação, segundo a assessoria do TESC, nenhum acidente com morte havia sido registrado.

A NOTÍCIA

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Ver mais de Geral