Promoção - MEU PAI É
Geral

Após reduções, taxas de juros voltam a subir em junho, aponta Anefac

12 Jul 2012 - 17h26

As taxas de juros das operações de crédito para o consumidor e para as empresas voltaram a subir em junho, após sucessivas reduções, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).


Para pessoa física, a taxa de juros média geral subiu 0,02 ponto percentual no mês passado, passando de 6,18% ao mês em maio para 6,20% ao mês. Com a retomada da alta, a taxa passa a ser a maior desde abril, quando foi iniciado o processo de redução de juros pelos bancos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, três das seis linhas de crédito pesquisadas tiveram a taxa elevada em junho (juros do comércio, empréstimo pessoal de bancos e empréstimo pessoal de financeiras). A taxa do cartão de crédito rotativo ficou estável e a do cheque especial e a do CDC de bancos para financiamento de automóveis caíram.

Para pessoa jurídica, a taxa de juros média geral subiu 0,05 ponto percentual no mês, passando de 3,54% ao mês em maio para 3,59% ao mês, também a maior taxa de juros desde abril. As três taxas pesquisadas tiveram alta (capital de giro, desconto de duplicatas e conta garantida).

O coordenador da pesquisa e diretor de estudos econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, avalia, em nota, que as altas pdem ser atribuídas à piora no cenário econômico por conta da crise na Europa, à expectativa de menor crescimento econômico no Brasil e ao aumento nos índices de inadimplência.

Selic

Nesta quarta-feira, o Banco Central (BC) definiu uma nova redução da taxa básica de juros da economia do país, a Selic, de 8,5% para 8%. Após o anúncio, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco anunciaram que reduzirão, a partir da próxima segunda (16) as taxas de juros do crédito para pessoas físicas e empresas.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Viadutos e passarelas no trecho estadualizado da BR 280 devem ser licitados nos próximos 30 dias

A informação foi dada pelo deputado estadual Vicente Caropreso.
Viadutos e passarelas no trecho estadualizado da BR 280 devem ser licitados nos próximos 30 dias
Geral

Vaticano: condição de Bento XVI "não é particularmente preocupante"

Papa emérito está superando doença dolorosa, mas não grave
Vaticano: condição de Bento XVI "não é particularmente preocupante"
Educação

Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais

Por conta das condições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, os alunos devem permanecer em casa, fazendo as atividades on-line, com a plataforma Google Classroom, ou as atividades impressas
Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais
Jaraguá do Sul

Jaraguá confirma 15ª morte por covid

De 26 de julho a 1º de agosto, o município confirmou 489 novos casos de coronavírus
Jaraguá confirma 15ª morte por covid
Ver mais de Geral