Unimed - Capa
Geral

Após reduções, taxas de juros voltam a subir em junho, aponta Anefac

12 Jul 2012 - 17h26

As taxas de juros das operações de crédito para o consumidor e para as empresas voltaram a subir em junho, após sucessivas reduções, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).


Para pessoa física, a taxa de juros média geral subiu 0,02 ponto percentual no mês passado, passando de 6,18% ao mês em maio para 6,20% ao mês. Com a retomada da alta, a taxa passa a ser a maior desde abril, quando foi iniciado o processo de redução de juros pelos bancos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, três das seis linhas de crédito pesquisadas tiveram a taxa elevada em junho (juros do comércio, empréstimo pessoal de bancos e empréstimo pessoal de financeiras). A taxa do cartão de crédito rotativo ficou estável e a do cheque especial e a do CDC de bancos para financiamento de automóveis caíram.

Para pessoa jurídica, a taxa de juros média geral subiu 0,05 ponto percentual no mês, passando de 3,54% ao mês em maio para 3,59% ao mês, também a maior taxa de juros desde abril. As três taxas pesquisadas tiveram alta (capital de giro, desconto de duplicatas e conta garantida).

O coordenador da pesquisa e diretor de estudos econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, avalia, em nota, que as altas pdem ser atribuídas à piora no cenário econômico por conta da crise na Europa, à expectativa de menor crescimento econômico no Brasil e ao aumento nos índices de inadimplência.

Selic

Nesta quarta-feira, o Banco Central (BC) definiu uma nova redução da taxa básica de juros da economia do país, a Selic, de 8,5% para 8%. Após o anúncio, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco anunciaram que reduzirão, a partir da próxima segunda (16) as taxas de juros do crédito para pessoas físicas e empresas.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul

Os interessados devem estar cursando entre o terceiro e o penúltimo semestre do Curso de Engenharia Civil
Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul
Geral

Diego Maradona morre aos 60 anos

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'
Diego Maradona morre aos 60 anos
Geral

Pernambucanas inaugura loja em Jaraguá do Sul

A loja traz também uma importante novidade, o "Clique e Retire", possibilitando ao local ser um ponto para retirada de produtos adquiridos de forma online em qualquer uma das plataformas digitais da companhia
Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Ver mais de Geral