transito
Geral

Após reduções, taxas de juros voltam a subir em junho, aponta Anefac

12 Jul 2012 - 17h26

As taxas de juros das operações de crédito para o consumidor e para as empresas voltaram a subir em junho, após sucessivas reduções, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).


Para pessoa física, a taxa de juros média geral subiu 0,02 ponto percentual no mês passado, passando de 6,18% ao mês em maio para 6,20% ao mês. Com a retomada da alta, a taxa passa a ser a maior desde abril, quando foi iniciado o processo de redução de juros pelos bancos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, três das seis linhas de crédito pesquisadas tiveram a taxa elevada em junho (juros do comércio, empréstimo pessoal de bancos e empréstimo pessoal de financeiras). A taxa do cartão de crédito rotativo ficou estável e a do cheque especial e a do CDC de bancos para financiamento de automóveis caíram.

Para pessoa jurídica, a taxa de juros média geral subiu 0,05 ponto percentual no mês, passando de 3,54% ao mês em maio para 3,59% ao mês, também a maior taxa de juros desde abril. As três taxas pesquisadas tiveram alta (capital de giro, desconto de duplicatas e conta garantida).

O coordenador da pesquisa e diretor de estudos econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, avalia, em nota, que as altas pdem ser atribuídas à piora no cenário econômico por conta da crise na Europa, à expectativa de menor crescimento econômico no Brasil e ao aumento nos índices de inadimplência.

Selic

Nesta quarta-feira, o Banco Central (BC) definiu uma nova redução da taxa básica de juros da economia do país, a Selic, de 8,5% para 8%. Após o anúncio, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco anunciaram que reduzirão, a partir da próxima segunda (16) as taxas de juros do crédito para pessoas físicas e empresas.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral