dengue 2
Geral

Após bomba ser desativada, rainha Elizabeth 2ª chega à Irlanda

17 Mai 2011 - 11h31

A rainha Elizabeth 2ª chegou nesta terça-feira à Irlanda para a primeira visita de um monarca britânico desde a independência irlandesa em 1921. A viagem conta um amplo aparato de segurança após ameaças de ataques de dissidentes.


O Exército irlandês desativou uma bomba de fabricação caseira nas redondezas de Dublin, horas antes da chegada da rainha para a visita histórica. Segundo informou um porta-voz militar, o explosivo estava no compartimento de bagagem de um ônibus na localidade de Maynooth, no condado de Kildare. A equipe antibombas do Exército produziu uma explosão controlada.

Grupos dissidentes do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA) se opõem à viagem. A polícia britânica informou ontem que membros do IRA ameaçaram instalar uma bomba no centro de Londres.

Apesar do incidente, o Escritório britânico de Relações Exteriores informou que a visita da rainha acontecerá como planejado.

Durante a visita, Elizabeth 2ª percorrerá alguns dos locais simbólicos do nacionalismo irlandês e do conflito entre os dois países durante séculos.

A rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, chegaram ao aeroporto militar de Baldonnel, perto de Dublin, onde foram recebidos por comandantes do Exército irlandês. De lá, ambos partiriam para a casa da presidente irlandesa, Mary McAleese, para receber as boas-vindas oficiais.

No mesmo local, será realizado o plantio de uma árvore que simboliza o começo de uma "nova era de entendimento", afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, ao ressaltar a importância da visita.

MONUMENTO E GUINNESS

A comitiva real irá ainda até o centro de Dublin, onde no Jardim da Lembrança levará flores ao monumento que honra a luta dos irlandeses pela causa da liberdade nacional.


Em seguida, a rainha percorrerá o curto trajeto que separa Parnell Square da Universidade do Trinity College, o que a obrigará a passar pelo Escritório dos Correios em O'Connell Street, o edificio mais emblemático do Levantamento de Páscoa de 1916, uma rebelião irlandesa sufocada pelo Exército britânico.

Na universidade, de uso exclusivo de protestantes durante grande parte de sua história, Elizabeth 2ª poderá desfrutar do Livro de Kells, uma das obras mais importantes do cristianismo celta e da arte saxão-irlandês.

Durante a manhã do dia seguinte, Elizabeth 2ª visitará o museu da fábrica da famosa cerveja Guinness e será recebida pelo "Taoiseach" (primeiro-ministro) nos edifícios governamentais.

À tarde, a monarca colocará uma coroa de flores perante o Memorial de Guerra Irlandês, dedicado aos 49,4 mil irlandeses mortos na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, depois, efetuará uma aguardada visita ao estádio dublinense de Croke Park, o palco do primeiro "Domingo Sangrento".

O nacionalismo irlandês ficou marcado pela tragédia em 21 de novembro de 1920, um domingo em plena guerra da independência (1919-1921).

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral