Geral
Aplicativo Jaraguá cria espaço mais amplo para o Samae
A ideia foi apresentada por acadêmicas de Administração do Centro Universitário Católica SC
O Samae de Jaraguá do Sul, mais um ano, firmou parceria, por meio de convênio, com o Centro Universitário Católica de SC, para que os acadêmicos da 3ª e 5ª fases do curso de Administração desenvolvessem projetos para a autarquia. Os projetos foram conduzidos pelo coordenador e professor do curso, Jerson Kitzberger, e, posteriormente, apresentados pelos estudantes para integrantes da equipe técnica do Samae.
- Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas Insta, Face e Site.
- LEIA TAMBÉM: Confira os ganhadores da ação "Tampinhas do Bem" da Rádio Jaraguá de dezembro
Foram desenvolvidos oito projetos durante o primeiro semestre deste ano. Após a avaliação, um deles foi escolhido para ser implementado, com o objetivo de disponibilizar mais informações da autarquia aos usuários no aplicativo Jaraguá na Mão. O projeto foi desenvolvido pelas acadêmicas Ana Paula Wantowsky, Beatriz Wehmuth, Helena Albus, Larissa Weiss Hornburg e Vanderleia Maiara Kovalski.
Entre as principais sugestões das acadêmicas estão informações sobre a coleta de resíduos, o saco verde, ícones de acesso às redes socais, além de orientações sobre o uso consciente da água, que ainda serão adicionadas. O objetivo é garantir à população mais acesso às informações e reforçar a transparência da autarquia.
No aplicativo, no módulo do Samae, já foram adicionados os seguintes ícones: Coleta de Resíduos, PEV, Proeva, Siga o Samae e Fale com o Samae, além de banners de campanhas realizadas pela autarquia. Também foi alterado todo o layout, englobando o ícone Atendimento Virtual.
No ícone Coleta de Resíduos, agora o usuário, além de ter acesso ao Calendário do Saco Verde, consegue consultar os dias e horários das coletas convencional e seletiva em sua rua, basta informar o seu endereço completo, incluindo a cidade. Estão disponíveis também informações sobre o Programa de Coleta Seletiva Saco Verde, sobre o que pode e o que não pode ser descartado no saco verde e como ocorre a destinação dos resíduos.
No ícone Ponto de Entrega Voluntária – PEV, o usuário encontra informações do que pode e do que não pode ser entregue no local, o endereço e o horário de funcionamento. Já no ícone do Proeva tem informações sobre o programa, o nome das escolas participantes e a Cartilha Amigo da Água, que é entregue para todos alunos participantes. A cartilha aborda temas sobre o uso consciente da água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. No ícone Siga o Samae, o usuário consegue acessar o Instagram e o Facebook da autarquia.
O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, parabenizou as acadêmicas pelo projeto e reforçou a importância de unir teoria e prática no ambiente acadêmico. O coordenador do curso, Jerson Kitzberger, lembrou que, em 2023, foram desenvolvidos sete projetos, sendo um deles também implementado pela autarquia, que foi uma tabela que consta hoje no saco verde, contendo orientações sobre o que pode e não pode ser descartado.