Camara guaramirim
robôs industriais

Apenas 1,5 mil robôs industriais foram comercializados no país em 2017

17 Set 2018 - 14h30

Enquanto países da Ásia são responsáveis por 67% dos robôs, no Brasil, foram comercializados apenas 1,5 mil robôs industriais no país, o que representa uma participação de 0,005% neste mercado.


O especialista em finanças e tecnologia, Edemilson Paraná, alerta que os dados expõem o desafio que o País tem para incorporar novas tecnologias, introduzidas no setor industrial a partir da Indústria 4.0.

“Os ganhos de produtividade para o Brasil têm sido pequenos, porque a gente não só tem recebido pouco desses avanços, como também não tem sido parte ativa na produção, na invenção, na criação e na disseminação desses avanços.”

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria identificou os principais problemas da indústria e encaminhou, aos candidatos à Presidência da República, propostas para aumentar a produtividade. Para o diretor nacional de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Gustavo Leal, existem dois grandes desafios que o Brasil precisa enfrentar para garantir o aumento de produtividade e competitividade na indústria.

“O primeiro desafio é preparar o jovem para essa nova realidade. E o segundo desafio, que talvez seja maior do que o primeiro, é que nós temos um volume muito grande de pessoas adultas, trabalhadoras, que também vão precisar se requalificar para continuar incluído nessa nova onda produtiva.”


O número de robôs industriais em uso em todo o planeta deve passar de três milhões, em 2020. Com a adoção destas novas tecnologias, a Federação Internacional de Robótica aponta a possibilidade da criação de 3,5 milhões de empregos. De acordo com o SENAI, a Indústria 4.0 trará 30 novas profissões. Engenheiro de cibersegurança, técnico em informação e automação e mecânico de veículos híbridos são algumas das novas profissões que devem surgir e se consolidar no mercado nos próximos cinco a dez anos.

Reportagem, Aline Dias  / Agência Rádio Mais

Matérias Relacionadas

Geral

Lunelli leva inovação, criatividade e sustentabilidade à ONDM 2025, em Caruaru

Entre os destaques, esteve a nova coleção de estampados Brasil que se estampa, que chamou a atenção do público ao traduzir a diversidade e a leveza do país em composições visuais vibrantes e contemporâneas
Lunelli leva inovação, criatividade e sustentabilidade à ONDM 2025, em Caruaru
Geral

Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos

O pagamento começa em 24 de julho com 100 mil beneficiários atendidos por dia
Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Governo de SC veta pit bulls e outras 10 raças de cães em locais públicos

Quem descumprir as regras, estará sujeito a multa
Governo de SC veta pit bulls e outras 10 raças de cães em locais públicos
Ver mais de Geral