Geral

Apenados limpam calçadas na subida do mirante

31 Jan 2013 - 17h03

A prefeitura realiza essa semana o trabalho de limpeza das calçadas da subida do mirante. O serviço é feito por uma equipe de 15 apenados, por meio de um convênio do município com a Penitênciaria Industrial de Joinville. A coordenação e fiscalização dos trabalhos está a cargo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

De acordo com o diretor executivo da Seinfra, Eduardo Regua, o trabalho é importante porque contribui para a reeducação e ressocialização dos apenados. "É uma iniciativa da prefeitura que já foi realizada e que deu resultado positivo", comenta.

Em 2012, a antiga Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb), atual Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran), fez uma parceria com a Penitência e idealizou o projeto "Passo a Frente". A proposta contemplava a formação dos apenados nos cursos de calceteiro e jardinagem. Após formados, os apenados realizaram vários trabalhos em praças e parques da cidade.

O novo convênio tem duração de cinco anos e, além dos trabalhos de limpeza, os apenados também poderão realizar os serviços de roçada e desobstrução de rios, jardinagem e pintura de meio fio, pontes, muros e fachadas. São beneficiados com a oportunidade de trabalhar os presos que já estão em regime semi-aberto. Esta disposição e a questão da remuneração e diminuição da pena por dia trabalhado estão previstos na lei de Execução Penal n° 72010/84.

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

[AO VIVO] Governo atualiza dados sobre coronavírus em SC

Coletiva sobre o panorama do novo coronavírus em Santa Catarina, com atualização do número de casos e as ações de enfrentamento à pandemia
[AO VIVO] Governo atualiza dados sobre coronavírus em SC
Saúde

Médico dá dicas e responde a dúvidas sobre o novo coronavírus Covid-19

O médico infectologista, Willy Mamoru Hiraga, responde a questionamentos que a comunidade tem feito de como se prevenir do risco de contágio
Médico dá dicas e responde a dúvidas sobre o novo coronavírus Covid-19
Coronavírus

[AO VIVO] Número de casos de covid-19 no Brasil chega a 6.836 e mortes somam 240

Governo atualiza dados sobre avanço da pandemia no país
[AO VIVO] Número de casos de covid-19 no Brasil chega a 6.836 e mortes somam 240
Corupá

Águas de Corupá reforça pedido para evitar desperdício de água no Município

Consumo aumentou 18% durante o período de isolamento social
Ver mais de Geral