dengue 2
GERAL

Apas não vê risco de desabastecimento pela chuva; Ceagesp está fechada

10 Fev 2020 - 22h47Por Marcia de Chiara e Paloma Cotes

O forte temporal que atingiu a Grande São Paulo não deve provocar desabastecimento nos supermercados em um primeiro momento. Pelo menos essa é a previsão da Associação Paulista de Supermercados (Apas). "As faltas de produtos podem ser pontuais", diz Ronaldo dos Santos, presidente da Apas.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo informou que não haverá a feira de flores durante a madrugada e nem a feira de pescados, que normalmente começa às 2h. O expediente ao longo do dia deve ser retomado à medida que os funcionários conseguirem chegar à companhia.

Santos lembra que, no caso das frutas, existem estoques maiores, pois esse item é armazenado em câmaras frias. O ponto mais crítico no suprimento das lojas é para legumes e, especialmente, verduras, cujo reabastecimento é diário. Neste caso, poderá ocorrer perda de qualidade dos produtos e aumento de preços nos próximos dias, se as chuvas tiverem atingido também áreas de produção do cinturão verde de São Paulo.

Ceagesp fechada

O forte temporal também afetou a Ceagesp. O local ficou fechado por causa dos alagamentos nesta segunda-feira, 10, e de acordo com permissionários, o trabalho de limpeza ainda não começou. "Estamos esperando a água baixar para que possamos limpar o local e descartar tudo que foi perdido. Até para calcular os prejuízos, precisamos esperar que essa água baixe", diz Claudio Furquim, diretor-presidente do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo.

Ele afirma que todos os setores foram atingidos e que os permissionários acompanham a previsão para os próximos dias. "Estamos vendo que vai continuar chovendo, talvez não com o volume e a intensidade dessa madrugada", diz. Furquim acredita que o trabalho de limpeza deve ocorrer ao longo desta terça-feira, 11, se a chuva diminuir.

Ele acredita que possa haver algum desabastecimento em feiras livres e pequenos mercados, nesse primeiro momento, mas que o problema deve ser pequeno dadas as dimensões das chuvas

A Ceagesp informou que não tem condições de avaliar os prejuízos causados pelas chuvas e que o balanço das perdas será feito assim que os funcionários puderem ter acesso ao entreposto.

Sabe-se que por dia são descarregados na Ceagesp de 10 mil a 11 mil toneladas de frutas, verduras e legumes. Mas estima-se que boa parte desses produtos nem tenham chegado ao entreposto. Normalmente, na segunda-feira, os estoques nos armazéns do entrepostos estão baixos por conta do volume pequeno de sobras do fim de semana.

A Ceagesp informa que não haverá nesta terça-feira, 11, a feira de flores , que começa à meia noite. Também a feira de pescados, que normalmente ocorre às 2h, está cancelada.

Matérias Relacionadas

Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Ver mais de Geral