transito
Geral

Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê

Medida vale para produtos de lotes com numeração final 1

07 Mai 2026 - 18h07Por Agência Brasil
Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu fabricação, comercialização e distribuição de diversos produtos da marca Ypê. Segundo a decisão, lava-louças (detergente), sabão líquido para roupas e desinfetantes terão de ser recolhidos e não poderão ser usados pelos consumidores.

A medida foi adotada após terem sido identificadas “falhas graves na produção” e vale para todos os lotes com numeração final 1.

“Os itens foram fabricados pela empresa Química Amparo (CNPJ 43.461.789/0001-90), na unidade localizada em Amparo (SP)”, informou a agência.

De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada a partir de avaliação técnica de risco sanitário.

“Foram constatados descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, o que inclui falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade”, detalhou a Anvisa, ao explicar que tais requisitos são essenciais em termos de fabricação para garantir a segurança sanitária dos produtos.

Por meio de nota, a agência informa que as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais devem intensificar o monitoramento do mercado e adotar as medidas necessárias para evitar a circulação dos lotes envolvidos.

A empresa Ypê informou que “em novembro de 2025, após uma análise interna que detectou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em alguns lotes específicos de lava-roupas líquidos, a Química Amparo anunciou o recolhimento voluntário cauteloso dos lotes”.

Um comunicado da Ypê foi divulgado no site da empresa com orientações aos consumidores sobre os riscos que o uso desses produtos podem causar à saúde, e o que fazer, caso alguém os tenha adquirido.

Produtos

íntegra da Resolução 1.834/2026 com a relação dos produtos e lotes pode ser consultada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).

Somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados:

InstaFace e YouTube / Contato: 47 98465-0122

Matérias Relacionadas

Economia

Conta de luz de SC ficará mais cara em agosto

Para consumidores de alta tensão, como empresas, o aumento previsto é de 16,9%, enquanto para residências e pequenos negócios (baixa tensão) a alta estimada é de 9,32%.
Conta de luz de SC ficará mais cara em agosto
Geral

Justiça mantém absolvição de acusados de propaganda nazista durante a Schützenfest

Desembargadores entenderam que não ficou comprovada a intenção dos acusados de divulgar ou promover o nazismo
Justiça mantém absolvição de acusados de propaganda nazista durante a Schützenfest
Geral

[Fotos] Ibis Jaraguá do Sul tem início das obras previsto para julho de 2026

As obras do empreendimento têm início previsto para julho de 2026, com prazo de execução de 24 meses e entrega estimada para o primeiro semestre de 2028
[Fotos] Ibis Jaraguá do Sul tem início das obras previsto para julho de 2026
Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul promove leilão on-line com 69 lotes de veículos e máquinas

Visitas de verificação dos lotes ocorrerão nos dias 22, 23 e 24 de junho, mediante agendamento com antecedência mínima de 48 horas
Prefeitura de Jaraguá do Sul promove leilão on-line com 69 lotes de veículos e máquinas
Ver mais de Geral