Caraguá
Anvisa

Anvisa publica novas regras para venda de medicamentos sem prescrição médica

04 Ago 2016 - 14h05
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas regras para avenda de medicamentos sem prescrição médica. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira. 


A classificação de um remédio como isento de prescrição médica, ou seja, que não precisa de receita, deverá atender a sete critérios definidos pela Agência. Para que possa ser ser vendido diretamente o consumidor, o medicamento passará por uma avaliação que levará em conta o tempo de comercialização e o perfil de segurança. Além disso, deverá ser indicado para tratamento de doenças não graves e para uso por curto período.

O remédio também terá de ser manejável pelo paciente, ter baixo potencial de risco em situações de mau uso ou abuso e não apresentar potencial de dependência.

A proposta da Anvisa passou por Consulta Pública no ano passado. À época, cidadãos tiveram 60 dias para enviar contribuições para o texto, que se destinava a revisar e substituir a norma anterior.

Na norma anterior, inexistia a possibilidade de atualização da lista de remédios isentos de prescrição médica. Conforme a Anvisa, essa lacuna impossibilitou que os medicamentos com perfil de segurança e uso compatíveis com a venda sem prescrição fossem incorporados à categoria de venda.

A partir da publicação da nova regra, "as indústrias farmacêuticas que têm hoje registros de medicamentos passíveis de enquadramento como Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), passam a contar com regras claras para solicitar à Anvisa o reenquadramento", informou o órgão. Informações Anvisa.

Matérias Relacionadas

Geral

Cooper reforça compromisso ambiental no Dia da Árvore

Foram distribuídas 13 mil mudas de flores e de árvores frutíferas
Cooper reforça compromisso ambiental no Dia da Árvore
Geral

Encontrado corpo de jovem que desapareceu na praia do Ervino 

O rapaz, natural de Jaraguá do Sul, entrou no mar com outros amigos, mas foi puxado pela correnteza e acabou submergindo
Encontrado corpo de jovem que desapareceu na praia do Ervino 
Geral

Núcleo das Cervejarias comemora desempenho de marcas de Jaraguá em evento mundial

O concurso ocorreu em Londres e divulgou a lista de vencedoras deste ano, com quatro cervejarias catarinenses entre as premiadas, somando 14 rótulos diferentes
Núcleo das Cervejarias comemora desempenho de marcas de Jaraguá em evento mundial
Economia

Prefeitura de Guaramirim abre Portal do Emprego

Iniciativa disponibiliza sistema online para que empresas cadastrem vagas em aberto e público em geral consulte as disponíveis
Prefeitura de Guaramirim abre Portal do Emprego
Ver mais de Geral