transito
Anvisa

Anvisa publica novas regras para venda de medicamentos sem prescrição médica

04 Ago 2016 - 14h05
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas regras para avenda de medicamentos sem prescrição médica. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira. 


A classificação de um remédio como isento de prescrição médica, ou seja, que não precisa de receita, deverá atender a sete critérios definidos pela Agência. Para que possa ser ser vendido diretamente o consumidor, o medicamento passará por uma avaliação que levará em conta o tempo de comercialização e o perfil de segurança. Além disso, deverá ser indicado para tratamento de doenças não graves e para uso por curto período.

O remédio também terá de ser manejável pelo paciente, ter baixo potencial de risco em situações de mau uso ou abuso e não apresentar potencial de dependência.

A proposta da Anvisa passou por Consulta Pública no ano passado. À época, cidadãos tiveram 60 dias para enviar contribuições para o texto, que se destinava a revisar e substituir a norma anterior.

Na norma anterior, inexistia a possibilidade de atualização da lista de remédios isentos de prescrição médica. Conforme a Anvisa, essa lacuna impossibilitou que os medicamentos com perfil de segurança e uso compatíveis com a venda sem prescrição fossem incorporados à categoria de venda.

A partir da publicação da nova regra, "as indústrias farmacêuticas que têm hoje registros de medicamentos passíveis de enquadramento como Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), passam a contar com regras claras para solicitar à Anvisa o reenquadramento", informou o órgão. Informações Anvisa.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral