Anvisa

Anvisa discute regras para agrotóxicos

17 Out 2016 - 11h16
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em discussão três propostas para atualizar as regras para agrotóxicos no Brasil. O prazo para quem quiser participar das consultas públicas vai até quinta-feira (20).

A primeira consulta pública tem como objetivo definir os critérios de avaliação toxicológica de agrotóxicos e seus componentes. A proposta deve estabelecer critérios mínimos e procedimentos para submissão adequada dos dossiês de registro, inclusive quanto ao uso de métodos alternativos; a exigência do parecer de análise técnica da empresa, no qual a empresa poderá apresentar uma avaliação técnica crítica sobre seu produto; a  possibilidade de aceitação de pareceres de autoridades de outros países para aprovação do produto no país (work sharing); o que se entende por produto de baixa toxicidade; o acompanhamento sistemático da produção por meio do relatório anual de produto; e a relação de componentes de uso proibido ou que deve ser descontinuado no país, considerando as características danosas à saúde.

Muitos desses itens, segundo a Anvisa, são demandas antigas de regulamentação ou trazem impacto na rotina diário de trabalho da agência.

Bulas e rótulos

Já a segunda consulta pública trata das diretrizes e exigências referentes à autorização de registros, renovação de registro e extensão de uso de produtos agrotóxicos e afins. A revisão, de acordo com a Anvisa, é necessária devido à evolução do conhecimento na matéria durante um período de mais de duas décadas da norma em vigor.

Atualmente, a classificação toxicológica de agrotóxicos é normatizada pela Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, pelo Decreto nº 4.074, de 4 de janeiro de 2002, e pela Portaria nº 3, de 16 de janeiro de 1992.

 

Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

Mesmo antes da primavera aumentam ocorrências envolvendo serpentes em Jaraguá

Somente nos últimos dias foram resgatados 10 espécimes, sendo quatro delas, jararacas e coral-verdadeira, que são cobras peçonhentas
Mesmo antes da primavera aumentam ocorrências envolvendo serpentes em Jaraguá
Geral

Finalizada a revitalização da Gruta Nossa Senhora Aparecida em Corupá

Local é considerado um dos principais atrativos do turismo religioso do município,
Finalizada a revitalização da Gruta Nossa Senhora Aparecida em Corupá
Geral

Morre Leonir de Araújo, dono do Smurfs Lanches de Jaraguá

O sepultamento será nesta quarta-feira (15), às 16h.
Morre Leonir de Araújo, dono do Smurfs Lanches de Jaraguá
Geral

Lunelli faz importante doação aos bombeiros de Corupá

Com novo caminhão, corporação tem suporte local maior para atendimento de incêndio de médio ou grande porte
Lunelli faz importante doação aos bombeiros de Corupá
Ver mais de Geral